diferencas-entre-reciclagem-e-biodegradavel

ABAL destaca sustentabilidade das embalagens de alumínio em live

Portal Conecta Verde conversa com Fernando Varella, responsável pelo Comitê de Embalagens da entidade

O portal Conecta Verde conversou, na última quarta-feira, 13 de outubro, com Fernando Varella, coordenador do Comitê de Embalagens da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). Transmitido ao vivo, o bate-papo conduzido por Ellen Nunes, editora do canal jornalístico, foi norteado pela temática sustentabilidade.

O mercado de embalagens representa, aproximadamente, 40% do consumo de alumínio no Brasil, sendo o segmento mais importante para a cadeia produtiva. Além das latas para bebidas, o coordenador citou outros nichos de mercado.

“As marmitas representam uma vantagem na área de sustentabilidade e substituem o isopor, já banido, por exemplo, em Nova York (EUA). Na área farmacêutica, os blisters protegem os medicamentos de ações externas. Na indústria alimentícia, as embalagens flexíveis são utilizadas para chocolates e molhos, entre outros. As assépticas multimateriais apresentam o benefício de poder transportar o alimento sem necessidade de refrigeração, com segurança”, afirmou.

Varella também explicou que entre as vantagens proporcionadas pelas embalagens metálicas está a leveza no transporte, possibilitando aumentar a carga e reduzir a pegada de carbono na cadeia logística. Além disso, o metal é 100% reciclável — estima-se que 75% do alumínio do planeta vem sendo reutilizado desde a sua produção.

Reciclagem
Depois das latinhas, cujo índice de reciclagem alcançou 97,4% em 2020, as embalagens assépticas utilizadas para leite e sucos ocupam o 2º lugar, com 43%.

“Nessas embalagens multimateriais, o alumínio tem valor maior. A taxa de coleta depende da receita proporcionada aos catadores. O metal possibilita que o pilar econômico seja sustentável”, destacou.

A indústria tem investido e busca soluções para a reciclagem de outras embalagens que contêm o metal. Varella ainda destacou que o alumínio brasileiro tem baixa pegada de carbono, mas a meta é melhorar cada vez mais, extraindo menos bauxita com o lançamento de novos produtos com conteúdo reciclado.

Veja também:

Coca-cola inova em mais uma campanha pela reciclagem de latas de alumínio

Com o objetivo de inspirar as pessoas a reciclar suas latas de refrigerante e assim contribuir com o meio ambiente, a Coca-Cola lançou uma campanha global chamada “Recycle Me”. Chama a atenção o uso do logotipo da marca em uma estética de lata de alumínio reciclada e amassada. A iniciativa, que já estreou na América

Café Evolutto e Prima Qualità apresentam embalagens de alumínio

Na Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (Femagri), realizada de 20 a 22 de março, em Guaxupé (MG), a Cooxupé, cooperativa cafeeira com mais de 19 mil famílias produtoras cooperadas, apresentou dois lançamentos exclusivos: a versão premium do café Evolutto em embalagem de alumínio e as novas embalagens de alumínio da marca Prima Qualità.

Rolar para cima
Rolar para cima