diferencas-entre-reciclagem-e-biodegradavel

ABAL destaca sustentabilidade das embalagens de alumínio em live

Portal Conecta Verde conversa com Fernando Varella, responsável pelo Comitê de Embalagens da entidade

O portal Conecta Verde conversou, na última quarta-feira, 13 de outubro, com Fernando Varella, coordenador do Comitê de Embalagens da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). Transmitido ao vivo, o bate-papo conduzido por Ellen Nunes, editora do canal jornalístico, foi norteado pela temática sustentabilidade.

O mercado de embalagens representa, aproximadamente, 40% do consumo de alumínio no Brasil, sendo o segmento mais importante para a cadeia produtiva. Além das latas para bebidas, o coordenador citou outros nichos de mercado.

“As marmitas representam uma vantagem na área de sustentabilidade e substituem o isopor, já banido, por exemplo, em Nova York (EUA). Na área farmacêutica, os blisters protegem os medicamentos de ações externas. Na indústria alimentícia, as embalagens flexíveis são utilizadas para chocolates e molhos, entre outros. As assépticas multimateriais apresentam o benefício de poder transportar o alimento sem necessidade de refrigeração, com segurança”, afirmou.

Varella também explicou que entre as vantagens proporcionadas pelas embalagens metálicas está a leveza no transporte, possibilitando aumentar a carga e reduzir a pegada de carbono na cadeia logística. Além disso, o metal é 100% reciclável — estima-se que 75% do alumínio do planeta vem sendo reutilizado desde a sua produção.

Reciclagem
Depois das latinhas, cujo índice de reciclagem alcançou 97,4% em 2020, as embalagens assépticas utilizadas para leite e sucos ocupam o 2º lugar, com 43%.

“Nessas embalagens multimateriais, o alumínio tem valor maior. A taxa de coleta depende da receita proporcionada aos catadores. O metal possibilita que o pilar econômico seja sustentável”, destacou.

A indústria tem investido e busca soluções para a reciclagem de outras embalagens que contêm o metal. Varella ainda destacou que o alumínio brasileiro tem baixa pegada de carbono, mas a meta é melhorar cada vez mais, extraindo menos bauxita com o lançamento de novos produtos com conteúdo reciclado.

Veja também:

Café Evolutto e Prima Qualità apresentam embalagens de alumínio

Na Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (Femagri), realizada de 20 a 22 de março, em Guaxupé (MG), a Cooxupé, cooperativa cafeeira com mais de 19 mil famílias produtoras cooperadas, apresentou dois lançamentos exclusivos: a versão premium do café Evolutto em embalagem de alumínio e as novas embalagens de alumínio da marca Prima Qualità.

Minalba coloca texto em braille em 100% das suas latas de alumínio de água mineral

No mês de fevereiro, todas as latas de alumínio do portfólio de água mineral da Minalba Brasil, empresa de bebidas pertencente ao Grupo Edson Queiroz (GEQ), passaram a apresentar inscrições em braille nas tampas. A ação, parte da campanha #LataPraTodosVerem, tem como objetivo reforçar a estratégia ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Governance)

Rolar para cima
Rolar para cima