AdobeStock_379082329

5º Seminário Mineração &/X Comunidades: ABAL e MRN frisam importância das empresas de alumínio no suporte às comunidades locais

Participantes do primeiro dia de programação abordam novas demandas frente à pandemia da Covid-19

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e a Mineração Rio do Norte (MRN) participaram, na última quarta-feira (7/10), do primeiro dia do 5º Seminário Mineração &/X Comunidades, promovido pela revista Brasil Mineral. O evento virtual possui programação extensa, ocorrendo ao longo do mês de outubro — confira aqui.

Milton Rego, presidente-executivo da ABAL, reforçou que as empresas Alcoa, CBA, Hydro e MRN — associadas da entidade com atividade de mineração de bauxita — têm mantido uma relação responsável com as comunidades do entorno de suas operações.

“Não temos a menor ideia desse Brasil profundo, que tem um índice de desenvolvimento humano muito abaixo da média das grandes cidades. Isso significa que as empresas que operam nesses lugares têm uma responsabilidade muito grande.”

Segundo Milton, como pandemia da Covid-19 tornou as questões relacionadas à saúde, renda da população e violência doméstica mais agudas nessas regiões, as mineradoras foram chamadas para encontrar soluções conjuntas.

“Aprendemos a grandeza do papel da comunicação por meio de aplicativos. Ações que eram realizadas presencialmente, como o auxílio psicológico, passaram a ocorrer pela Internet. Isso melhora a comunicação, o engajamento e o relacionamento dessas empresas com as comunidades”, destacou.

Por sua vez, Karen Gatti, gerente de Comunicação da MRN, comentou sobre os desafios de atuar em uma área remota — a mineradora está localizada no distrito de Porto Trombetas, no Oeste do Pará.

“Estamos no meio da floresta amazônica e participamos do Grupo Pela Vida no Trombetas, o qual contempla 27 comunidades. Durante a pandemia, junto com o grupo, decidimos quais eram as ações necessárias em prol da população”, explicou.

O Grupo Pela Vida, criado em março de 2020 com o objetivo de comunicar as medidas de prevenção da Covid-19 e gerar meios para proteger as populações rurais, quilombolas e indígenas da região, é composto por representantes do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), Ministério Público Federal (MPF) e diversas entidades, além da MRN.

Entre as ações implementadas destacam-se:

  • Distribuição de cestas básicas;
  • Ampliação do Projeto Quilombo, que leva atendimento médico às comunidades;
  • Disponibilização de barco e carro de som para facilitar a comunicação e logística.

A MRN colocou em prática também uma série de medidas para garantir a segurança de empregados e terceirizados.

LEIA TAMBÉM:
Especial Mineração de Bauxita: como é feita a extração e qual a importância da atividade para o Brasil
Desenvolvimento sustentável: as ações responsáveis da cadeia do alumínio na Região Amazônica

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima