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

Vantagens da impermeabilidade e opacidade do alumínio em embalagens

Metal proporciona excelente acondicionamento para alimentos e medicamentos

Dando sequência à série de reportagens Vantagens do alumínio do portal Revista Alumínio, destacamos duas características fundamentais para o setor de embalagens com relação a alimentos e medicamentos: impermeabilidade e opacidade.

Alexandre Sartori, engenheiro de Desenvolvimento de Produto da Novelis, explica que a embalagem de alumínio impede que fatores externos danifiquem o produto ou comprometam suas características sensoriais, atuando como barreira à luz, umidade, oxigênio e micro-organismos.

De acordo com o engenheiro, as embalagens flexíveis e as latas decoradas são as mais utilizadas nos segmentos, pois remetem à ideia de qualidade, aumentam o valor percebido do produto e podem ser produzidas com a liga 3104, de alto teor de conteúdo reciclável e forte apelo sustentável. 

Para alimentos, as mais comuns são as embalagens para chocolate, biscoito, leite, molho, creme de leite, cápsula de café e sachê de molho, entre outras. Já para medicamentos, o blíster, além de tampas de vacina.

“Mais do que envolver o produto, as embalagens de alumínio proporcionam excelente acondicionamento, preservando características como sabor, aroma e tonalidade. De igual modo melhoram a exposição no ponto de venda devido ao aspecto visual metálico”, explica. 

Folhas

De acordo com a Companhia Brasileira do alumínio (CBA), a folha de alumínio, mesmo em uma espessura de poucos mícrons, é totalmente impermeável e consegue bloquear inteiramente a passagem de luz. 

A empresa, uma das fornecedoras do produto para os fabricantes de tampas e membranas, destaca sua praticidade, resistência e proteção para alimentos e produtos farmacêuticos. 

“A utilização de modernos equipamentos e processos garante produtos com qualidade diferenciada, podendo ser aplicados em embalagens que se beneficiam das principais características do alumínio, como a impermeabilidade e a opacidade”, informa a CBA.

Medicamentos

Foto: Divulgação Centralpack

O alumínio possui propriedades físicas e químicas que garantem resistência a altas temperaturas, à corrosão e forma uma barreira absoluta contra aromas, gases, luz e vapor da água.

Diretor da Centralpack, Gimenes Silva comenta: “A impermeabilidade e a opacidade evitam degradação e impurezas tóxicas ou irritantes, perda do princípio ativo no caso dos medicamentos, e ainda garantem o cumprimento de normas regulamentadoras e especificações”.

Segundo Silva, no Brasil a embalagem mais comum para medicamentos é o blíster. Porém, a indústria farmacêutica utiliza o alumínio em outras apresentações:

  • Blíster: estrutura laminada composta por alumínio e polietileno de baixa densidade (PEBD). Apresenta-se em forma de bandeja moldada com cavidades onde é armazenado o medicamento e selado com material laminado.
  • Blíster alumínio/alumínio: composto por alumínio moldado no formato desejado por pressão a frio e selado com o próprio metal. Desenvolvido para formas farmacêuticas altamente higroscópicas e sensíveis à luz. Possui em sua composição alumínio e uma laminação de polietileno (PE) e PVC.
  • Strip: composto de alumínio + polietileno, estruturado por duas lâminas seladas que garantem a proteção do medicamento.
  • Bisnagas: embalagem flexível utilizada para acondicionar semissólidos, composta por alumínio e polietileno.
  • Envelopes: embalagem flexível composta por lâmina selada contendo o medicamento. Além do alumínio, sua estrutura pode conter polietileno tereftalato (PET), papel e polietileno.

Sustentabilidade

O alumínio possui cadeia produtiva circular por ser 100% reciclável, garantindo vantagens econômicas e ecológicas.

Na reciclagem, utilizam-se apenas 5% da energia total necessária para a produção do alumínio primário, além do metal não perder suas propriedades. O processo ainda fomenta a coleta seletiva e contribui para a geração de trabalho e renda.

“A embalagem de alumínio é também alternativa de substituição do vidro e plástico no processo de embalagens nas indústrias”, reforça o diretor da Centralpack.

Na opinião do engenheiro da Novelis, as mudanças nos hábitos de consumo e a demanda por soluções com menor impacto ambiental também fazem com que as embalagens sustentáveis estejam cada vez mais presentes no dia a dia dos consumidores.

Crédito da imagem de abertura: nikol85/br.freepik.com

 

Veja também:

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Confira a programação de cursos e webinars da ABAL para os próximos meses

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) está com as inscrições abertas para cursos e capacitações online para os meses de maio, junho e julho. Os treinamentos são destinados aos profissionais interessados em aprimorar habilidades na indústria do metal. Confira a programação:  Webinar gratuito – Transmitido ao vivo via Zoom e com vagas limitadas  29 de maio – Laminados de alumínio

Coca-cola inova em mais uma campanha pela reciclagem de latas de alumínio

Com o objetivo de inspirar as pessoas a reciclar suas latas de refrigerante e assim contribuir com o meio ambiente, a Coca-Cola lançou uma campanha global chamada “Recycle Me”. Chama a atenção o uso do logotipo da marca em uma estética de lata de alumínio reciclada e amassada. A iniciativa, que já estreou na América

Rolar para cima
Rolar para cima