Metalex_matéria

‘Valor Econômico’ destaca nova linha de reciclagem da Metalex

Essa será a maior fábrica para processamento de sucata por extrusão da América Latina

Em 2023, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) inaugurará uma nova linha de reciclagem na Metalex — subsidiária para a transformação da sucata de alumínio, localizada em Araçariguama, a cerca de 60 km de São Paulo.

Essa será a maior fábrica da América Latina para processamento de sucata por extrusão, segundo informou Alexandre Viana, diretor de Negócios Primários da empresa, ao Valor Econômicoleia aqui a reportagem.

A unidade terá capacidade de separar contaminações de ferro físico, borracha, plástico, madeira e resíduos de construção civil, além de permitir acesso a sucata de menor preço e soltas, prensadas e enfardadas.

Luciano Alves, diretor Financeiro da CBA, explica que a compra de sucata barata é a chave para melhorar a taxa de retorno no segmento de reciclagem da empresa, pois gera retorno maior. Desta forma, a linha de separação é fundamental, pois possibilita a aquisição de sucatas mais contaminadas, gerando assim maior rentabilidade.

A matéria do Valor também informa que CBA planeja desenvolver a estrutura de captação de sucata com centros de coleta, por meio de parcerias como a que está em vigor com a Gerdau, e com iniciativas para montar centros próprios de coleta, acessando a sucata com preço mais competitivo.

Plano de expansão

A nova linha de reciclagem integra a segunda etapa da expansão da Metalex anunciada em 2020 e custou cerca de R$ 115 milhões.

Na primeira fase, a CBA fez a instalação de um novo forno sidewell para aumentar a produção de tarugos de 75 mil para 90 mil t por ano. O equipamento já está em funcionamento.

Com informações do Jornal Valor Econômico

Foto: Divulgação

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima