numeros_ABAL

Setores estratégicos elevam consumo de alumínio no Brasil

Números da ABAL mostram que Construção Civil desponta como líder no consumo, enquanto Eletricidade, Transportes e Bens de consumo também impulsionam o crescimento. Exportações em alta e superávit na balança comercial sinalizam um cenário promissor

De acordo com dados fornecidos pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), o setor da Construção Civil despontou como líder no consumo de alumínio no Brasil nos primeiros nove meses de 2023, registrando um expressivo crescimento de 8,4%, impulsionado pelo robusto desempenho do mercado imobiliário nos últimos dois anos.

Os números fornecidos pela ABAL revelam ainda que outros setores também apresentaram crescimento, como Eletricidade, com 6,7%, e Transportes, que atingiu 0,9%.

Por conta do aumento da capacidade instalada de energia solar fotovoltaica e do cronograma de entrega de cabos de alumínio para linhas de transmissão, o setor de Cabos também apresentou números positivos, com um crescimento de 6,7%.  

Outro setor que surpreendeu foi o de Bens de Consumo, que mostrou recuperação no terceiro trimestre, com um resultado positivo de 1,6% de janeiro a setembro.

A previsão otimista para o último trimestre de 2023 indica uma redução de apenas 0,6% no consumo doméstico de produtos transformados de alumínio em comparação a 2022, totalizando 1.517 t, o que reflete a tendência de recuperação e crescimento para esse setor nos próximos meses.

No que diz respeito às importações e exportações, a China liderou como principal país de origem, representando 22% do volume total, seguida pelo México (14%) e pela Argentina (10%). Em contrapartida, as exportações brasileiras e seus produtos aumentaram 9,2%, totalizando 362,5 mil t.

Já em relação à balança comercial da indústria brasileira do alumínio, o resultado foi de um superávit de US$ 1,89 milhão FOB (Free on Board, na sigla em inglês), com exportações de US$ 3,38 milhões e importações de US$ 1,49 milhão. Vale ressaltar que as receitas provenientes das exportações de alumina foram um destaque nesse cenário.

Crédito da imagem de abertura: simone_n/stock.adobe.com

Veja também:

Milão Cortina 2026 revela tochas sustentáveis de alumínio

As tochas Olímpica e Paraolímpica dos Jogos de Inverno de 2026, o Milão Cortina 2026, a serem realizados nas cidades italianas de Milão e Cortina d’Ampezzo, foram oficialmente apresentadas ao público em abril. Com design moderno e estrutura produzida com alumínio reciclado, os objetos simbolizam o compromisso dos jogos com a sustentabilidade e a inovação.

Empresa americana lança campervans revestidas de alumínio

A Alumivan, fabricante de campervans com sede no Arizona, Estados Unidos, apresentou a Reverie 136″ e a Reverie 159″, seus novos modelos revestidos de alumínio. Apostando na inovação em um mercado em que a madeira é o material tradicional, a empresa escolheu o alumínio como principal matéria-prima, apontando a durabilidade e a preservação da aparência

Alumínio sustentável abre caminho para o Selo Verde Brasil

A Secretaria de Economia do Verde, Descarbonização e Bioindústria (SEV) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) anunciou, em abril, que as chapas laminadas de alumínio serão um dos produtos a integrar a fase de testes do programa Selo Verde Brasil.  O material foi selecionado devido à utilização de sucata em seu processo

Rolar para cima
Rolar para cima