Após um desempenho positivo em 2022, a demanda por janelas, portas e fachadas de alumínio deve aumentar neste ano, de acordo com análise da Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal).
A entidade fez projeções baseada em três cenários: otimista (alta de 4,9% sobre 2022), realista (crescimento de 2,8%) e pessimista (aumento de 1,5%, na mesma base de comparação).
“Tivemos recordes de lançamentos imobiliários em 2021 e 2022. Considerando que as esquadrias de alumínio são incorporadas às edificações durante a etapa de acabamento, entendemos que a demanda para o segmento de esquadrias gira em torno de 12 a 18 meses”, declara Filipe Gattera, presidente da Afeal.
Segundo o dirigente, outro indicador que reforça as expectativas são as demandas crescentes de cimento e aço longo, inclusive em um patamar superior aos anos de 2017 e 2018.
“A Caixa Econômica Federal, principal agente das políticas públicas do governo federal, continuará financiando a construção com taxas sustentáveis, ainda abaixo de dois dígitos. Também estamos otimistas em relação à retomada de programas vinculados ao setor da construção, como o ‘Minha Casa Minha Vida’”, acrescenta.
Conheça os produtos mais usados pelo mercado imobiliário, de acordo com a Afeal:
- Esquadria de correr: composta por painéis que deslizam horizontalmente em trilhos, é indicada para lugares em que é necessário economizar espaço. Destinam-se a janelas, portas e varandas. Pode ter duas ou três folhas e oferece a opção do modelo com persiana integrada.
- Esquadria de abrir: composta por folhas que se abrem para fora ou para dentro do ambiente, é aplicada em locais que precisam de maior ventilação e iluminação.
- Esquadria basculante: composta por painéis que se abrem na vertical, geralmente com um ângulo de 45 graus, é indicada para ambientes em que há pouco espaço para abertura, como banheiros e áreas de serviço.
- Esquadria pivotante: composta por folhas que giram em torno de um eixo vertical, criando um movimento de abrir e fechar, é destinada a ambientes em que é desejável uma abertura maior, como em portas de entrada.
- Esquadria maxim-ar: composta por uma folha que se abre para cima, permitindo uma ventilação eficiente, é usada em ambientes em que é desejável uma boa ventilação, como em banheiros e cozinhas.
Magda Reis, consultora da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), lista os principais diferenciais do metal para as esquadrias:
- Leveza;
- Material não inflamável;
- Durabilidade;
- Funcionalidade;
- Resistência mecânica e à corrosão;
- Versatilidade;
- Baixo custo de manutenção;
- Excelente relação custo x benefício;
- Refletividade – alta eficiência energética;
- Reciclável.
PSQ
O Programa Setorial da Qualidade das Esquadrias de Alumínio (PSQ), gerido pela ABAL e Afeal, tem como objetivo garantir que os produtos ofereçam ao usuário conforto e qualidade, respeitando a Norma ABNT NBR 10821 – Esquadrias externas para edificações.
Por isso, conta com a participação de empresas sistemistas, fornecedores de componentes e fabricantes de esquadrias de alumínio.
Os produtos-alvos do programa são avaliados periodicamente por um laboratório credenciado para atestar que estão capacitadas a atender o mercado com garantia de qualidade comprovadamente testada.
A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), uma das associadas ao PSQ, possui a linha de sistema de esquadrias Primora, criada após dois anos de pesquisas, em parceria com a Roto & Fermax — empresa de componentes para portas e janelas de origem alemã — como uma solução completa para o setor de construção civil.
A linha atende dois segmentos do mercado imobiliário. A Primora Sistemas foca nos serralheiros e sistemistas, destacando-se em empreendimentos de médio padrão. Já a Primora Building System vai supre as necessidades de construtoras e incorporadoras, em obras de alto padrão, e projetos arquitetônicos feitos sob demanda.
A Hydro Extrusão também participa do PSQ para fortalecer os pilares de segurança, economia, durabilidade e sustentabilidade ambiental.
“A companhia possui um portfólio completo para o setor de esquadrias de alumínio, com linhas e soluções abertas ao mercado e com expertise global na personalização de projetos residenciais e comerciais”, conta Marielle Yokoti, coordenadora de Marketing da Hydro Extrusão.
Crédito da imagem de abertura: Divulgação CBA