produtos-1024x500 (1)

Setor de cosméticos aposta em embalagens de alumínio no Brasil e exterior

Com inúmeras vantagens, invólucros atraem consumidores nos pontos de venda físicos e virtuais

A embalagem de alumínio impede que fatores externos danifiquem os produtos e comprometam suas características originais, além de atuar como barreira para a luz, umidade, oxigênio e microrganismos.

No setor de cosméticos, por ser maleável, o metal também colabora para a utilização total do produto, evitando qualquer desperdício.

“As bisnagas de alumínio não possuem o ‘efeito memória’, que provoca o retorno do ar para dentro da embalagem e pode oxidar e degradar o conteúdo”, exemplifica Assunta Napolitano Camilo, diretora do Instituto de Embalagens.

Segundo a especialista, o material tem sido escolhido por marcas de beleza, pois é altamente compatível com diferentes tipos de formulação. Somem-se a essa característica a leveza, a portabilidade, a facilidade de manusear e, claro, a reciclabilidade.

Matéria-prima

A Novelis é uma das fornecedoras de produtos de alumínio a partir das ligas do grupo 1xxx, para fabricantes de embalagens e válvulas.

Solange Akiama, gerente Sênior de Excelência Comercial e Marketing da companhia, lista algumas das principais aplicações do metal em embalagens para o setor de cosméticos:

  • Refis para desodorantes e perfumes;
  • Válvulas spray;
  • Bandejas refis para estojos de maquiagem;
  • Tubos para batons;
  • Soluções para cremes hidratantes;
  • Bisnagas para cosméticos;
  • Tampas para frascos.

Refis

A Care Natural Beauty, marca de beleza brasileira, segundo informa, busca desenvolver produtos de skincare e maquiagem com fórmulas 100% livres de toxinas em sua formulação. Com foco na sustentabilidade, a empresa utiliza o alumínio na linha de refis e em embalagem de máscaras faciais. 

“O refil de alumínio, além de ser um material com ciclo de reciclagem infinita, ainda mantém a performance do produto em 100%. Também possibilita oferecermos a mesma quantidade e qualidade do produto por um valor mais acessível”, destaca Patrícia Camargo, sócia fundadora da companhia. “Ser uma marca consciente que promove impacto positivo ao meio ambiente é um dos nossos maiores diferenciais.”

Assunta Camilo, do Instituto de Embalagens, acrescenta que os refis de alumínio têm sido usados faz algum tempo pelas marcas de beleza com esse propósito ambiental. Nos últimos anos, o segmento de perfumaria também tem adotado essa prática, como a francesa O.U.I.

Pelo mundo

A especialista cita vários exemplos do uso de embalagem de alumínio: 

  • A Unilever estreou a linha Love Beauty and Planet, com xampus e condicionadores em frascos de alumínio reutilizáveis que, segundo a empresa, gera uma redução de plástico de 56,7% para cada reutilização.
  • A unidade da Procter & Gamble em Portugal também optou por frascos de alumínio reutilizáveis para a linha de xampus Pantene Pro-V.
  • A Clinique, fabricante americana de produtos para a pele, cosméticos, higiene pessoal e fragrâncias, adotou embalagens com o metal para a linha de batons.
  • A Colgate-Palmolive lançou uma linha de sabonete líquido para mãos em formato de pastilha e uma garrafa de alumínio recarregável. O consumidor enche a embalagem de água, coloca a pastilha e espera se transformar em sabonete. A iniciativa, nos Estados Unidos, faz parte dos compromissos com a sustentabilidade para 2025.
  • Recentemente, a empresa NeXtraction anunciou sua primeira marca de cuidados pessoais, a Kriva, usando frascos de alumínio da Meiyume, fornecedora de soluções de beleza de ponta a ponta. 

“As embalagens têm um fundo de curvatura suave e, o mais importante, são totalmente compatíveis com as formulações infundidas de CBDA, ou ácido canabidiólico”, informa Assunta. 

Para além do invólucro

Na categoria Beleza, a embalagem de alumínio comunica o glamour da marca, atrai os consumidores nos pontos de venda físicos e virtuais, e estabelece laços emocionais.

Os consumidores pós-pandemia também têm buscado experimentação, bem-estar, responsabilidade social, propósito das marcas e sustentabilidade.

“Isso significa que as embalagens devem entregar atributos ambientais, físicos, emocionais e digitais”, sugere Assunta.

O creme facial da Kur Cosméticos oferece áudios de meditação via QR Code para o momento da aplicação do produto. É um bom exemplo de como uma marca consegue promover bem-estar para as consumidoras.

Fotos abertura: Divulgação Instituto de Embalagens

Foto interna: Divulgação Care Natural Beauty

Veja também:

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Confira a programação de cursos e webinars da ABAL para os próximos meses

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) está com as inscrições abertas para cursos e capacitações online para os meses de maio, junho e julho. Os treinamentos são destinados aos profissionais interessados em aprimorar habilidades na indústria do metal. Confira a programação:  Webinar gratuito – Transmitido ao vivo via Zoom e com vagas limitadas  29 de maio – Laminados de alumínio

Coca-cola inova em mais uma campanha pela reciclagem de latas de alumínio

Com o objetivo de inspirar as pessoas a reciclar suas latas de refrigerante e assim contribuir com o meio ambiente, a Coca-Cola lançou uma campanha global chamada “Recycle Me”. Chama a atenção o uso do logotipo da marca em uma estética de lata de alumínio reciclada e amassada. A iniciativa, que já estreou na América

Rolar para cima
Rolar para cima