A Recicla Latas — entidade gestora criada pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) — já implementou diversas ações em cumprimento ao Termo de Compromisso firmado com Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2020.
A entidade lançou o website oficial, além de perfis nas redes sociais (Facebook, Instagram, Linkedin e Youtube), local em que tem promovido campanhas sobre reciclagem e coleta seletiva. O objetivo é orientar a população sobre os impactos de cada compra, uso e descarte de produtos e enaltecer ações ambientalmente corretas.
Assista ao vídeo lançado pela entidade.
“A reciclagem da lata de alumínio no Brasil é uma referência mundial e a assinatura do Termo com o Ministério do Meio Ambiente reforça o comprometimento do setor com o modelo de economia circular”, afirma Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis, eleita Presidente do Conselho Diretor da Recicla Latas.
As campanhas reforçam os benefícios das latas de alumínio, cuja média histórica de reciclagem está acima de 95% há 15 anos no Brasil. Em 2020, o índice alcançou 97,4%, representando 31 bilhões de unidades, mesmo com os desafios impostos pela pandemia da Covid-19. Essa marca posiciona o país entre os líderes mundiais no setor, ficando à frente dos Estados Unidos, com média de 60%, e da Europa, com 67%.
A reciclagem do alumínio também reduz em 95% o consumo de energia elétrica, quando comparado com a produção do metal virgem. Neste contexto, a atividade já evitou a emissão de 19 milhões de t de Gases de Efeito Estufa (GEE) entre 2005 e 2020.
Vale destacar também que os investimentos do setor ainda colaboram com inclusão social, por meio de geração de renda para milhares de catadores.
Capacitação
Nos dias 13 e 14 de dezembro, a Recicla Latas realizou a primeira capacitação para 100 gestores públicos no estado do Ceará. Com o tema “Gestão Integrada de Resíduos Sólidos”, o curso contou com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente (Sema-CE) e apoio da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp). Para ter acesso ao conteúdo, clique aqui.
“A participação do poder público, dos catadores, cooperativas, sucateiros e da população em geral é fundamental para que consigamos cumprir com os nossos propósitos. Trabalhar a educação ambiental e estimular a criação de projetos voltados para a economia circular fortalece o ecossistema da reciclagem e nos ajuda a manter os percentuais de recuperação destes materiais em padrões elevados”, reforça Renato Paquet, secretário-executivo da Recicla Latas.