AdobeStock_12315177 (1) (2)

Recicla Latas lança site e evolui com ações firmadas com o MMA

Entidade ainda promove campanhas e realiza primeira capacitação de gestores públicos

A Recicla Latas — entidade gestora criada pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) — já implementou diversas ações em cumprimento ao Termo de Compromisso firmado com Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2020.

A entidade lançou o website oficial, além de perfis nas redes sociais (Facebook, Instagram, Linkedin e Youtube), local em que tem promovido campanhas sobre reciclagem e coleta seletiva. O objetivo é orientar a população sobre os impactos de cada compra, uso e descarte de produtos e enaltecer ações ambientalmente corretas.

Assista ao vídeo lançado pela entidade.

“A reciclagem da lata de alumínio no Brasil é uma referência mundial e a assinatura do Termo com o Ministério do Meio Ambiente reforça o comprometimento do setor com o modelo de economia circular”, afirma Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis, eleita Presidente do Conselho Diretor da Recicla Latas.

As campanhas reforçam os benefícios das latas de alumínio, cuja média histórica de reciclagem está acima de 95% há 15 anos no Brasil. Em 2020, o índice alcançou 97,4%, representando 31 bilhões de unidades, mesmo com os desafios impostos pela pandemia da Covid-19. Essa marca posiciona o país entre os líderes mundiais no setor, ficando à frente dos Estados Unidos, com média de 60%, e da Europa, com 67%.  

A reciclagem do alumínio também reduz em 95% o consumo de energia elétrica, quando comparado com a produção do metal virgem. Neste contexto, a atividade já evitou a emissão de 19 milhões de t de Gases de Efeito Estufa (GEE) entre 2005 e 2020.

Vale destacar também que os investimentos do setor ainda colaboram com inclusão social, por meio de geração de renda para milhares de catadores.

Capacitação
Nos dias 13 e 14 de dezembro, a Recicla Latas realizou a primeira capacitação para 100 gestores públicos no estado do Ceará. Com o tema “Gestão Integrada de Resíduos Sólidos”, o curso contou com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente (Sema-CE) e apoio da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp). Para ter acesso ao conteúdo, clique aqui.

“A participação do poder público, dos catadores, cooperativas, sucateiros e da população em geral é fundamental para que consigamos cumprir com os nossos propósitos. Trabalhar a educação ambiental e estimular a criação de projetos voltados para a economia circular fortalece o ecossistema da reciclagem e nos ajuda a manter os percentuais de recuperação destes materiais em padrões elevados”, reforça Renato Paquet, secretário-executivo da Recicla Latas.

Veja também:

BEG, marca de gin nacional, lança garrafa de alumínio para refil

A BEG Boutique Distillery é a primeira marca brasileira de gin a lançar uma garrafa de alumínio para refil com foco no consumo consciente e na sustentabilidade. A embalagem de 400 ml é produzida 100% com alumínio, material que pode ser reutilizado e infinitamente reciclável. Após o seu descarte, o invólucro retorna ao mercado em

Latas em alta e garrafas em baixa neste verão

O mercado de embalagem no país vive uma situação curiosa: enquanto o setor de produção de latas de alumínio disparou nos últimos anos e mira novas marcas positivas, potencializado no período de pandemia, a produção de garrafas de vidro enfrenta escassez na indústria e já tem reflexos nas prateleiras no começo de 2022. O ramo

Programa Cada Lata Conta é lançado em São Paulo

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) lançou em dezembro, em São Paulo, o programa Cada Lata Conta, versão nacional do Every Can Counts, principal promoção para a reciclagem de latas de bebidas na Europa. No Brasil, o programa desenvolveu um conjunto de ações de educação ambiental e mudança de comportamento do

Rolar para cima