novelis_agosto_23

Novelis mantém estratégia de aproximação com elos iniciais da cadeia de reciclagem

Com Centros de Coleta próprios, companhia aproxima a indústria para compra de sucata de todos os níveis da cadeia

A Novelis, empresa líder em laminação e reciclagem de alumínio, vem se destacando no cenário nacional como uma empresa comprometida com a economia circular. Por meio de seus catorze centros de coleta distribuídos estrategicamente por todo o País, tem estreitado laços com diferentes elos da cadeia de reciclagem, buscando valorizar os agentes envolvidos e contribuir para um futuro mais sustentável.

O modelo de Centros de Coleta da Novelis é pioneiro no Brasil e foi criado para ampliar a coleta de latas e aumentar o índice de reciclagem do País, que em 2022 atingiu o índice inédito e histórico de 100%. É nesses locais que as cooperativas e demais fornecedores vendem a sucata de alumínio, que, posteriormente, é enviada à fábrica de Pindamonhangaba (SP), onde será realizada a reciclagem.

Coleta eficiente e inclusiva 

O serviço de coleta de sucata que a Novelis realiza em São Paulo, por exemplo, é um dos grandes destaques da empresa no mercado. Com um caminhão especialmente equipado, a companhia percorre diversas regiões da cidade, coletando, pesando e remunerando de forma justa os pequenos fornecedores.

Os Centros de Coleta da Novelis têm como principais atividades o recebimento, a limpeza e o enfardamento das latas de alumínio pós-consumo, que, posteriormente, são enviadas à fábrica da Companhia em Pindamonhangaba, considerada o maior Complexo Integrado de Reciclagem e Laminação de Alumínio do mundo.

Preocupação ambiental

A empresa tem investido ainda na sustentabilidade de seus Centros de Coleta, sendo pioneira no setor ao instalar quase mil placas de energia solar fotovoltaica em suas unidades. Esse investimento, que ultrapassou os R$ 6 milhões, alinha-se às metas globais de sustentabilidade da empresa, visando a reduzir em 30% a pegada de CO2 até 2026 e atingir a neutralidade em emissões até 2050.

Com a instalação dessas placas solares, iniciada em fevereiro deste ano, os Centros de Coleta se tornarão autossuficientes em consumo de energia, diminuindo a emissão de gases de efeito estufa em 231,1 t de CO2 por ano. Essa redução é equivalente a 344 carros percorrendo 10 km diariamente ou à captura de carbono de 31.229 árvores da floresta amazônica ao longo do ano.

Além disso, a empresa está investindo também na substituição das empilhadeiras movidas a gás por modelos elétricos. Com a aquisição de dezesseis novas máquinas, a organização reforça seu compromisso com a eficiência operacional e a redução de emissões.

Atuação social 

A Novelis tem como prioridade colaborar com o fortalecimento da cadeia de reciclagem, contribuindo para a geração de renda de mais de 800 mil famílias que vivem da atividade.

Assim, apoia iniciativas em prol da reciclagem de forma transversal a fim de promover a conscientização e educação ambiental, mobilização para a reciclagem, fortalecimento e reconhecimento do papel fundamental das cooperativas de reciclagem e cooperados.

Uma das iniciativas recentes nesse sentido é a parceria com a plataforma Reciclar pelo Brasil, maior programa de reciclagem inclusiva do País. A empresa passa a fazer parte de um grupo de dezoito companhias que atuam pelo avanço da logística reversa com um olhar humano para a melhoria das condições de trabalho dos catadores e a profissionalização das cooperativas e associações de reciclagem.

Reconhecimento

Em novembro de 2022, a Novelis certificou seu complexo de Pindamonhangaba, seus catorze Centros de Coleta e seu Centro de Distribuição pela organização global Aluminium Stewardship Initiative (ASI) na América do Sul. Depois de garantir o selo de Performance Standard (Desempenho), a empresa passou a contar com o reconhecimento Chain of Custody Standard (Cadeia de Custódia) para as mesmas localidades.

Com essa certificação, a Novelis consolida sua visão de ser a empresa líder em soluções sustentáveis e inovadoras com o alumínio, além de criar um vínculo entre as práticas da empresa e o fornecimento responsável de laminados, conectando fornecedores e clientes certificados. 

O Padrão de Cadeia de Custódia estabelece um sistema que requer um ciclo ininterrupto de organizações com a mesma certificação. Assim que uma empresa obtém o reconhecimento de Cadeia de Custódia, ela passa a ser credenciada para receber e vender alumínio com certificado ASI CoC. 

Foto: Divulgação Novelis

*Conteúdo oferecido pela Novelis, patrocinadora do portal Revista Alumínio

Veja também:

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Confira a programação de cursos e webinars da ABAL para os próximos meses

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) está com as inscrições abertas para cursos e capacitações online para os meses de maio, junho e julho. Os treinamentos são destinados aos profissionais interessados em aprimorar habilidades na indústria do metal. Confira a programação:  Webinar gratuito – Transmitido ao vivo via Zoom e com vagas limitadas  29 de maio – Laminados de alumínio

Coca-cola inova em mais uma campanha pela reciclagem de latas de alumínio

Com o objetivo de inspirar as pessoas a reciclar suas latas de refrigerante e assim contribuir com o meio ambiente, a Coca-Cola lançou uma campanha global chamada “Recycle Me”. Chama a atenção o uso do logotipo da marca em uma estética de lata de alumínio reciclada e amassada. A iniciativa, que já estreou na América

Rolar para cima
Rolar para cima