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Lata de alumínio completa 35 anos de história no mercado brasileiro

Embalagem consolida-se no mercado sustentável com 100% de reciclagem, impacto social positivo e expansão para novos segmentos

Em 2024, o Brasil celebra 35 anos da lata de alumínio no mercado de bebidas, uma história marcada por inovação, sustentabilidade e impacto social.

A lata de alumínio, com taxa de reciclagem de 100%, é um exemplo de economia circular, retornando ao mercado em apenas sessenta dias. Em virtude de sua eficiente cadeia de reciclagem, essa embalagem evitou a emissão de 1,8 milhão de t de gases de efeito estufa no Brasil no último ano.

Além de seus benefícios ambientais, a reciclagem de latas gera renda para cerca de 1 milhão de catadores brasileiros, promovendo impacto social positivo.

O Brasil é o 4º maior produtor mundial de latas de alumínio e, em 2023, registrou o consumo de 32,3 bilhões de latinhas no País, o equivalente a mais de 150 latas por pessoa ao ano.

“A lata de alumínio não apenas se destaca como embalagem apreciada pelo consumidor, por sua praticidade e experiência positiva, mas também representa uma revolução no setor brasileiro de bebidas, trazendo conceitos de sustentabilidade e de circularidade para a palma da mão das pessoas”, afirma Daniela Tomatti, vice-presidente-comercial da Ball Corporation para América do Sul.

Antes restrita a bebidas tradicionais, como cervejas e refrigerantes, a lata de alumínio vem conquistando espaço em novos segmentos no Brasil. Atualmente, a embalagem já abriga uma variedade crescente de produtos, como vinho, café, drinks prontos e até mesmo água, demonstrando sua versatilidade e adaptabilidade às demandas do mercado.

A inovação também se manifesta na tampa com descrição em braille, presente em águas como Minalba Brasil e Indaiá, fruto de uma parceria entre a Ball Corporation e a Fundação Dorina Nowill para Cegos, proporcionando mais liberdade de escolha para pessoas com deficiência visual.

“Ao celebrarmos os 35 anos da lata de alumínio, entendemos que ela não é apenas uma embalagem, mas, sim, uma força impulsionadora de mudanças positivas no consumo de bebidas, alinhada às crescentes preocupações ambientais e sociais. A certeza de que a lata vazia, amassada e descartada corretamente voltará como nova às prateleiras em cerca de dois meses é o que mantém a economia circular, impulsionando o consumo consciente”, pontua Daniela.

Foto:  Divulgação Ball Corporation 

 

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