No decorrer da Plastics Recycling Show (encontro de profissionais de reciclagem de plásticos e sustentabilidade), realizado em Amsterdã nos dias 1º e 2 de abril, a Tetra Pak, em parceria com a empresa Schoeller Allibert, apresentaram caixas produzidas a partir de polyAl, material reciclado de embalagens de bebidas.
As embalagens contêm uma camada ultrafina de alumínio, essencial para proteger os alimentos da deterioração causada pela luz e pelo oxigênio. A estrutura inclui cartão de florestas certificadas pelo Forest Stewardship Council (FSC), além de polímeros que bloqueiam a umidade e unem as camadas.
Em um processo que representa um passo importante rumo à economia circular, a mistura de alumínio e polímeros resultante da reciclagem dessas embalagens é transformada em pellets de polyAl, que servem de base para a fabricação de paletes, caixas, embalagens logísticas e móveis externos. Além disso, as fibras de cartão são reaproveitadas em fábricas de papel.
Antes de substituir gradualmente mais de 50 mil caixas em seu centro global de distribuição de peças de reposição em Lund, na Suécia, a Tetra Pak submete a novidade a rigorosos testes de campo, avaliando sua qualidade e durabilidade.
“Ao longo dos anos, temos explorado aplicações viáveis para o material reciclado polyAl e estamos satisfeitos em ver que nossa colaboração com a Schoeller Allibert resultou em um produto industrial robusto e competitivo. Continuaremos a trabalhar com recicladores em todo o mundo para desenvolver produtos comercialmente viáveis e expandir seu mercado final, ajudando, assim, a reduzir o uso de plástico virgem e impulsionando o progresso em direção a uma economia circular”, afirma Kinga Sieradzon, vice-presidente de Operações de Sustentabilidade da Tetra Pak.
Foto: Divulgação Tetra Pak