O mercado brasileiro de latas de alumínio para bebidas teve um aumento de 7,6% em 2024, totalizando 34,8 bilhões de unidades vendidas. Esse resultado reforça a posição do Brasil como o 3º maior mercado do mundo, de acordo com a Associação Brasileira da Lata de Alumínio (Abralatas).
O crescimento expressivo do setor foi impulsionado pela água em lata, seguido pelo desempenho positivo de refrigerantes e cervejas não alcoólicas.
A diversidade de tamanhos e formatos das latas de alumínio é um fator-chave para o consumo e algumas tendências se sobressaíram em 2024. A lata sleek de 350 ml, com seu design elegante, tornou-se sinônimo de bebidas premium, alavancando uma elevação de 36%. Além disso, o tradicional latão de 473 ml também viu suas vendas aumentar 22%.
“A lata de alumínio já faz parte do dia a dia das pessoas e isso se deve à sua praticidade e aos seus benefícios como embalagem. Ela gela mais rápido, preserva o sabor original da bebida, é segura para o consumidor e é a opção mais sustentável do mercado. O crescimento de quase 8% nos indica que estamos no caminho certo”, afirma Cátilo Cândido, presidente-executivo da Abralatas.
Crédito da imagem de abertura: olegdoroshin/br.freepik.com