WhatsApp-Image-2019-09-26-at-20.19.23

Justiça Federal suspende último embargo à área de depósitos da Alunorte

Decisão permite que a refinaria de alumina retome as atividades de instalação e comissionamento do DRS2

A Hydro informou que a Justiça Federal suspendeu ontem, 26 de setembro, o último embargo ao novo depósito de resíduos de bauxita da Alunorte (DRS2) referente a um processo criminal, permitindo que a refinaria de alumina retome as atividades de instalação e comissionamento do DRS2 e encerre um período de 19 meses de restrição às atividades da unidade.

“Esse é um marco para a Alunorte e contribuirá para nossa agenda rumo a uma Hydro mais rentável e sustentável”, diz Hilde Merete Aasheim, presidente e CEO da Hydro. A decisão da justiça na esfera criminal ocorreu após a suspensão, na última sexta-feira, 20, do embargo ao DRS2 na ação civil.

“Estamos felizes e ansiosos por retomar as atividades de instalação e comissionamento no depósito de resíduos de bauxita de última geração DRS2, que é a única solução de longo prazo para operações sustentáveis e robustas da Alunorte”, afirma John Thuestad, vice-presidente executivo da área de Negócios de Bauxita e Alumina.

Os embargos impediram a Alunorte de seguir a transição planejada da antiga área de depósito de resíduos de bauxita (DRS1) para a mais nova área de depósito (DRS2), que começou a ser construída em 2014. A DR2 usa a tecnologia de filtro prensa, que, segundo a empresa, é a mais moderna e sustentável tecnologia para depósitos de resíduos de bauxita: geram um resíduo com 78% de conteúdo sólido, o que permite o empilhamento por compactação, aumentando a segurança e reduzindo significativamente a área necessária para o descarte.

A Hydro lembra que vistorias internas e externas, incluindo inspeções de autoridades, confirmaram que não houve vazamento dos depósitos de resíduo de bauxita da Alunorte durante as fortes chuvas que caíram no Pará em fevereiro de 2018.

Crédito da imagem: Divulgação

Veja também:

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Confira a programação de cursos e webinars da ABAL para os próximos meses

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) está com as inscrições abertas para cursos e capacitações online para os meses de maio, junho e julho. Os treinamentos são destinados aos profissionais interessados em aprimorar habilidades na indústria do metal. Confira a programação:  Webinar gratuito – Transmitido ao vivo via Zoom e com vagas limitadas  29 de maio – Laminados de alumínio

Coca-cola inova em mais uma campanha pela reciclagem de latas de alumínio

Com o objetivo de inspirar as pessoas a reciclar suas latas de refrigerante e assim contribuir com o meio ambiente, a Coca-Cola lançou uma campanha global chamada “Recycle Me”. Chama a atenção o uso do logotipo da marca em uma estética de lata de alumínio reciclada e amassada. A iniciativa, que já estreou na América

Rolar para cima
Rolar para cima