simposio_sae

Indústrias do alumínio debatem soluções para o setor de mobilidade no 15º Simpósio SAE Brasil

CBA e Novelis, associadas à ABAL, participaram de painel dentro do evento

Nos dias 23 e 24 de agosto, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e a Novelis participaram da 15ª edição do Simpósio de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade, realizado pela SAE Brasil, em São Paulo (SP), cuja organização contou com a colaboração da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL).

No primeiro dia, Denise Veiga, gerente da área Técnica da ABAL, moderou o painel ‘Sustentabilidade’, que contou com a apresentação de Oliver Toribio, engenheiro especialista P&D – Automotivo da Novelis.

“Quando falamos em sustentabilidade no segmento automotivo, devemos levar em consideração os insumos utilizados para a confecção do veículo. Nesse sentido, podemos citar dois fatores que tornam o alumínio peça-chave: a redução do peso do carro, o que se traduz em um aumento da eficiência energética; e como a adoção de ligas com conteúdo reciclado favorece na redução significativa de consumo de energia elétrica e emissões de gases do efeito estufa”, disse.

O especialista mostrou um case de desenvolvimento de uma liga com maior conteúdo reciclado para a aplicação na parte interna da porta de um veículo. As propriedades se mantiveram iguais ou acima do material de referência, com redução no custo total, além de significativa diminuição do peso do componente.

Alumínio é realidade para o setor automotivo

Já a CBA integrou o painel ‘Segurança Veicular’, com apresentação de Heber Pires Otomar, consultor técnico da empresa. Segundo ele, a indústria brasileira do alumínio está pronta para atender as demandas do setor da mobilidade.

“A versatilidade do alumínio e o compromisso dos nossos times em desenvolver soluções sustentáveis e aplicáveis aos mais diversos segmentos têm nos permitido realizar entregas cada vez mais consistentes “, afirmou.

A indústria do alumínio também foi tema da palestra de Marcelo Gonçalves, diretor da Alpina Consultoria. O especialista comentou sobre o Projeto Juntas, coordenado em parceria entre o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), ABAL e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

“O alumínio vem tomando cada vez mais espaço neste evento, o que mostra a evolução da maturidade do setor e a crescente importância do uso do metal na mobilidade”, resumiu Denise Veiga, da ABAL.

Foto: Reprodução

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima