workers  helmets at the factory, view from the back, group of workers,  change of workers in the factory, people go in helmets and uniforms for an industrial enterprise

Indústria do alumínio colabora com formação da mão de obra no Brasil

Empresas oferecem desenvolvimento profissional e planos de carreira sólidos

Para celebrar o Dia do Trabalho, em 1º de maio, o portal Revista Alumínio lança a nova série “Profissionais do Alumínio”. O objetivo é publicar, nos próximos meses, diferentes perfis de colaboradores da indústria.

Antes disso, mostramos nesta reportagem como a cadeia produtiva do alumínio tem ajudado a formar a mão de obra no Brasil, a partir do desenvolvimento profissional e planos de carreira sólidos.

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o setor industrial é responsável por empregar 9,7 milhões de pessoas, ou 20,4% das ocupações formais do Brasil. Além disso, detém a segunda maior média salarial, abaixo apenas do setor de serviços financeiros.

A indústria do alumínio especificamente tem ofertado vagas de emprego desde a mineração de bauxita, passando pela transformação do alumínio até chegar à reciclagem dos produtos, proporcionando renda para milhares de famílias por todo o país.

LEIA TAMBÉM:

Profissionais do alumínio: bióloga chega à superintendência Meio Ambiente, Saúde e Segurança na Alumar

Profissionais do alumínio: conheça a história de Roberta Soares, vice-presidente de Operações da Novelis

Profissionais do alumínio: André Oliveira Kishi vai de trainee à direção na Alubar

Camila Rabelo, engenheira da Albras, já trabalhou em países como Luxemburgo e Eslováquia

Como as empresas desenvolvem os planos de carreira
Integrante do primeiro elo da cadeia produtiva, a Mineração Rio do Norte (MRN) opera no distrito de Porto Trombetas, em Oriximiná, no oeste paraense. Distante dos grandes centros, a companhia foi estabelecida em uma região rica em biodiversidade próximo à Floresta Nacional de Saracá-Taquera, área protegida de uso sustentável.

Segundo Almer Moreira, gerente-geral de Recursos Humanos da MRN, as equipes são formadas por profissionais locais, regionais e de outros estados mais próximos, como forma de valorizar essa mão de obra e a sua cultura.

A empresa se preocupa em viabilizar uma infraestrutura que comporte as necessidades de seus profissionais. Hoje, há mais de 6 mil empregados, diretos e indiretos, sendo cerca de 80% deles paraenses.

“A MRN busca promover o desenvolvimento humano e profissional em um clima de respeito e credibilidade, com a oferta de oportunidades de aperfeiçoamento, por meio da avaliação de competências técnicas e comportamentais dos profissionais. Além disso, mantém o aprimoramento contínuo da remuneração e dos benefícios”, explica Moreira.

Desde 2020, a mineradora disponibiliza uma plataforma online para que os empregados invistam na carreira profissional. Nela são disponibilizados cursos com temas como inovação, diversidade, liderança, novas competências e transformação digital, os quais podem ser acessados nas versões web e mobile.

Em 2021, a empresa obteve 14 mil participações de empregados nos eventos de treinamentos, com média de 4,64 horas por pessoa. O investimento em capacitação foi de cerca de R$ 1,7 milhão.

“Acreditamos que é estimulante participar de uma cadeia que gera milhares de empregos e contribui para o desenvolvimento da região e do país. Na nossa indústria, é possível adquirir conhecimentos e competências profissionais e comportamentais, que aprimoram o saber e contribuem para a solução de desafios. O mercado de trabalho também tem várias oportunidades, seja em processos administrativos, operacionais ou técnicos, bastante estáveis”, comenta Moreira.

Principais ações da MRN:

  • Programa de diversidade e inclusão MRN pra todos;
  • Programa Voluntariado;
  • Programa Jovem Aprendiz;
  • Programa Trainee;
  • Programa de Engajamento;
  • Gestão de Desempenho e Gestão de Carreira.

Investimento contínuo em capacitação
Com atuação integrada na cadeia produtiva, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) estimula a contratação e investe em programas de atração de talentos nas regiões em que possui operações.

Em Alumínio (SP) e Itapissuma (PE), promove o Programa Aprendiz, iniciativa que oferece oportunidades de ingresso no mercado de trabalho com direcionamento e qualificação técnica para áreas como processos metalúrgicos do alumínio, mecânica de manutenção, eletroeletrônica e administrativa.

Em outra frente, tem parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) com o objetivo de capacitar mulheres para ingresso e atuação na indústria regional.

Andressa Lamana, diretora de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Sustentabilidade, conta que na companhia há investimento contínuo na capacitação dos empregados por meio de quatro iniciativas: 

  • Academia Votorantim: hub de conhecimento das empresas investidas do Grupo Votorantim que estimula o autodesenvolvimento e a troca de experiências sobre tendências de comportamento e novas tecnologias;
  • Potenciar: programa anual da Votorantim S.A., incentiva talentos a encontrar soluções para problemas reais de cada empresa investida;
  • Desenvolvimento da Liderança: jornada específica para líderes da CBA;
  • Parcerias com diversas instituições de ensino.

Nos últimos anos, a CBA também tem trabalhado intensamente para implementar ações voltadas para a diversidade, equidade e inclusão que culminaram na inclusão do pilar Social, na alavanca Valorização das Pessoas, no âmbito da sua Estratégia 2030.

A CBA integra o Grupo Temático de Direitos Humanos e Trabalho no Pacto Global da Organização das Nações Unidas com metas relacionadas à diversidade atreladas à remuneração variável de gestores, como a de ter 50% de equidade de gênero e de raça na liderança até 2030.

“A indústria do alumínio segue em crescimento e oferece diversas oportunidades de aprendizado, evolução profissional e desenvolvimento de carreira. Na CBA, acreditamos na força do trabalho e nos atentamos a todas as etapas de vida de nossos profissionais. Buscamos promover a conexão entre nosso propósito e as aspirações de nossos empregados”, afirma Andressa.

Principais ações da CBA:

  • CBA mais Diversa;
  • Por Você, programa de qualidade de vida para funcionários;
  • Programa Self, para acompanhamento do desempenho e incentivo do protagonismo dos profissionais em suas carreiras;
  • Programa Movimenta, iniciativa da Votorantim que visa ao cultivo de talentos internos e desenvolvimento nas empresas investidas.

Metodologia de aprendizado 70/20/10
A Novelis, companhia que atua nas áreas de laminação e reciclagem de alumínio, está comprometida com a geração de empregos em Pindamonhangaba (SP), cidade em que está localizada sua principal fábrica, e no Vale do Paraíba de forma geral.

Em 2022, vai inaugurar o Centro de Soluções ao Cliente em São José dos Campos (SP). A empresa também possui uma unidade fabril em Santo André (SP) e 14 centros de coleta espalhados por todo o Brasil. Juntas, essas operações somam mais de 1.600 funcionários no Brasil.

Glaucia Teixeira, vice-presidente de Recursos Humanos da Novelis, explica que a empresa utiliza a metodologia de aprendizado 70/20/10 para garantir o máximo desenvolvimento dos colaboradores. Funciona da seguinte maneira:

  • 70% de aprendizado com experiência própria no ambiente corporativo e ou fabril;
  • 20% de aprendizado com outras pessoas, por meio de coachingou mentoring;
  • 10% de aprendizado com cursos, em capacitação formal, ou outros recursos informais, como cinema, teatro e livros, entre outros.

Em relação à diversidade e inclusão, a companhia comprometeu-se globalmente em ter 30% de representação de mulheres em cargos de liderança e 15% em função sênior nas áreas técnicas e de operações até 2024.

Adicionalmente, na América do Sul, a Novelis possui a meta de 50% das novas contratações mensalistas em posições juniores serem preenchidas por mulheres nos próximos dois anos.

Em relação à causa étnico-racial, a meta é que pelo menos 20% das contratações de mensalistas sejam preenchidas por pessoas pretas ou pardas. No caso de estagiários, esse número aumenta para 50%; para trainees de engenharia, o objetivo é de 30%.

“Além de ser um setor que constrói carreiras de longo prazo e que contribui muito com o desenvolvimento econômico do país, não podemos deixar de mencionar a importância da economia circular e da sustentabilidade do nosso negócio, um fator importante para decisão das gerações que estão entrando no mercado de trabalho, bem como para as que estão na empresa há muitos anos e carregam o lema de que juntos construiremos um mundo mais sustentável”, afirma a executiva.

Principais ações da Novelis:

  • Advanced Leadership Training (ALT) – programa executado no exterior para desenvolver pessoas com potencial de liderança;
  • Engineering Development Program (EDP) – programa de trainee para engenheiros;
  • Programa de Estágio;
  • Educação Continuada;
  • Treinamentos fora do país.

 Projetos de ressocialização
O Grupo Ibrap, fabricante de produtos de alumínio com sede em Urussanga (SC), tem gerado emprego no próprio município e em sua filial no interior de Pernambuco.

Segundo Micheline Toazza, gerente de Recursos Humanos da empresa, o plano de carreira está baseado nas políticas internas da área que priorizam o processo seletivo: os colaboradores conhecem os pré-requisitos dos cargos, podendo desenvolver competências para crescimento interno.

O Grupo Ibrap utiliza ferramentas e pesquisas de remuneração para estar sempre competitivo no mercado e atrair ou promover os melhores talentos.  

“A indústria do Alumínio tem alto desenvolvimento tecnológico, o que propicia aos colaboradores excelentes aprendizados e carreiras longínquas, além de estar em contínua renovação e sendo atrativa para novos empregados”, afirma a gerente.

A companhia trabalha a diversidade e inclusão desde a abertura de vagas e processos seletivos, integração de novos colaboradores, parceria com entidades como Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), campanhas internas, projeto de ressocialização e emprego oriundos do sistema prisional.

Principais ações do Grupo Ibrap:

  • Programa RH com você – para acolher novos colaboradores;
  • Programa PEGI — estágio no Grupo Ibrap;
  • Programa Ressocializar – trabalho com mão de obra prisional;
  • Programa EJA – formação escolar;
  • Desenvolvimento de equipes de alta performance.

Crédito da imagem de abertura: kichigin19/adobe.stock.com

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima