Elina Alumar-1024-500

Profissionais do alumínio: bióloga chega à superintendência Meio Ambiente, Saúde e Segurança na Alumar

Para Elina Sena Santiago, companhia tem sido um mar de oportunidades

Nesta edição da série “Profissionais do alumínio”, contamos a trajetória de Elina Sena Santiago, 41 anos. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop-MG), ela trilhou um caminho diferente tornando-se superintendente de EHS (sigla referente ao Meio Ambiente, Saúde e Segurança) no Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar), em São Luís (MA).

“A indústria do alumínio me deu uma oportunidade muito grande de desenvolvimento pessoal e profissional. Me identifico com os valores da Alumar. Todas as possibilidades que tive de crescimento devo a essa companhia e a essas pessoas que sempre estão torcendo por mim. Me sinto uma maranhense. Fui bem acolhida aqui”, afirma.

LEIA TAMBÉM:

Profissionais do alumínio: conheça a história de Roberta Soares, vice-presidente de Operações da Novelis

Profissionais do alumínio: André Oliveira Kishi vai de trainee à direção na Alubar

Camila Rabelo, engenheira da Albras, já trabalhou em países como Luxemburgo e Eslováquia

Indústria do alumínio colabora com formação da mão de obra no Brasil

O início de tudo

Mineira, natural de Coronel Fabriciano, cidade encrustada no Vale do Aço, Elina morou com a família até os 18 anos. Desde os 14 anos se dedicava ao esporte. Sobre isso, a profissional revela uma curiosidade.

“Vôlei é minha paixão. Disputei campeonatos e tive vontade de seguir carreira, mas quando estava na 3ª série do Ensino Médio, a rotina não me permitia mais jogar. Foquei nos estudos”. Assim, mudou-se para Ouro Preto, ainda no estado de Minas Gerais, para cursar a faculdade de Ciências Biológicas, área que optou por amor aos animais e à natureza.

No final da graduação, por indicação de um estudante do cursinho em que já ministrava aulas, Elina se candidatou e ocupou a vaga de estágio de Higiene Ocupacional na Alcan.

“O responsável por essa área na Alcan também cuidava de segurança. Então comecei a estudar trabalho em altura, espaços confinados, temas que nunca tinham passado pela minha cabeça antes. Fiquei apaixonada pela área e, ao final do estágio, fiz pós-graduação em Higiene Ocupacional na Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma). Isso mudou o rumo da minha carreira.”

A profissional chegou a trabalhar em outras empresas que prestavam serviços de saúde ocupacional. Porém, em 2013, por questões pessoais, mudou-se para São Luís. No mesmo ano, um colega que tinha feito um curso em Belo Horizonte com ela, estava saindo da Alumar e a procurou.

“Me submeti à vaga e passei no processo como Higienista Ocupacional. Entrei num momento difícil na Alumar, o início do fechamento da primeira linha da redução”, conta.

Nesse período, Elina teve a responsabilidade de emitir alguns documentos necessários para o desligamento de cerca de 700 profissionais.

“Nessa situação adversa, consegui mostrar a bagagem que tinha e que me ajudou a fazer aquele trabalho. Foi um momento delicado, difícil, mas de aprendizado”, recorda. 

Oportunidades de crescimento

Elina encontrou na Alumar o apoio de que precisava da liderança para se desenvolver profissionalmente.

“A Dulcimar Melo Soares, gerente de EHS, sempre me disse que a empresa era um mar de oportunidades. Eu precisava ser protagonista, tinha de correr atrás, entender onde queria chegar e conversar com a liderança. E assim fui recebendo novos desafios. Comecei cuidando da Higiene Ocupacional, depois da Brigada de Emergência da fábrica.”

Em 2016, quando fechou a última linha da redução, Elina focou esforços para atender a refinaria e o Porto, braços do complexo da Alumar. Depois assumiu o cargo de supervisora de Saúde e Segurança da companhia e das contratadas.

Mesmo sem formação em segurança, não encontrou obstáculos, pois aprendeu muito com o time.

Em 2020, surgiu a vaga de superintendente de EHS da refinaria. Foi uma mudança brusca: entraram as áreas de Meio Ambiente e de Resíduo de Bauxita, atividades e riscos com os quais não estava familiarizada.

À posição de superintendente de EHS da Redução chegou em 2021. A missão? Atuar ativamente no religamento. Adicionalmente, porém, passou a cuidar da gestão da área de Higiene Ocupacional de toda a fábrica.

“Com a mudança de liderança, assumindo a Simone Frazão, gerente- geral, veio um diferencial de bagagem, experiência em outros negócios. Simone conseguiu ver as mudanças que eram necessárias. Estamos quase finalizando o processo de reativação da redução, com previsão de conclusão até março. Foi um ano intenso. Estamos com um bom resultado de segurança. Conquistamos alguns prêmios.”

Vida pessoal e vida profissional

Casada, com dois enteados, Elina também é mãe de seis cachorros, resgatados das ruas.

“Ganho energia com eles, é um amor além da vida”, destaca.

Conciliar vida pessoal e profissional não foi fácil no início, em 2013, quando trabalhava muito para entregar resultados.

“Hoje consigo me organizar, tenho muitas entregas ainda, mas faço atividade física, brinco com os cachorros. É um ponto incentivado pela companhia, faz parte da saúde mental.”

Foto: Divulgação Alumar

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima