feicon_abertura_materia

Feicon 2023 traz soluções com alumínio para a construção civil

Leve, versátil e durável, metal está presente principalmente em esquadrias

A construção civil segue aquecida, com projeção de crescimento de 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB) setorial para 2023, acima da perspectiva de alta de 1,2% do PIB Nacional, de acordo com o SindusCon-SP.

O cenário favorece os investimentos em novas tecnologias e sistemas construtivos, incluindo soluções com alumínio. As novidades podem ser conferidas na 27ª edição da Feicon, realizada até 14 de abril, no Pavilhão do São Paulo Expo, na capital paulista.

Esquadrias

A Perfil Alumínio, que atua há 27 anos no mercado, participa pela segunda vez do evento, com um estande maior do que o anterior. Nove produtos entre esquadrias, guarda-corpos e fachadas com soluções diferenciadas estão em seu espaço.

Entre os destaques da empresa estão as opções minimalistas, como a porta Chroma para obras de alto padrão, verticais e horizontais, e o sistema de guarda-corpos Gradline, desenvolvido em conformidade com os parâmetros exigidos pela NBR 14718:2019.

“O alumínio é versátil, possibilita a produção de uma infinidade de perfis e soluções para a construção civil. O material se sobressai em relação a outros com características como durabilidade e resistência”, relata Rodrigo Kadota, coordenador de Marketing da empresa.

A Perfil Alumínio está investindo R$ 90 milhões na fábrica localizada em Viana (ES) neste ano. O objetivo é dobrar a sua capacidade, com uma nova linha de extrusão e atender os clientes com mais eficiência.

Já a Nova Horizonte estreou na Feicon 2023 para garantir o relacionamento com os clientes dos segmentos de materiais para a construção e indústria. Com 27 anos de atividades na cidade de Cambé (PR), a empresa produz, em média, 250 t de perfis de alumínio por mês.

“Desde a época da pandemia da Covid-19, o alumínio tem nos surpreendido. De 2020 até metade de 2021, superou a nossa capacidade de produção, com de mais de 120 dias. No segundo semestre de 2021, veio o efeito rebote, houve restrição, sofremos nesse período até o ano passado. Este ano está dentro do planejamento, com estabilidade na produção”, destaca Ernesto Fredegotto Júnior, diretor da empresa.

Também pela primeira vez no evento, a Arpa Esquadrias de Alumínio apresentou portas, janelas e guarda-corpos fabricados com o metal.

Fundada no município de Mirassol (SP) em 2019, a empresa tem hoje capacidade de produção de 800 peças diárias e deve abrir uma filial no Mato Grosso do Sul para fabricar duas mil peças por dia.

“Temos uma boa perspectiva em função dos dados positivos do setor de construção civil”, contou André Luis Alves Rodero, seu diretor Comercial.

Fios e cabos

Há nove anos no setor de condutores elétricos de alumínio, a Neocable destacou o cabo singelo XLPE com cobertura em PVC, que pode ser utilizado diretamente enterrado em condomínios residenciais e usinas fotovoltaicas.

Com matriz em Bom Jesus dos Perdões, a 60 km de São Paulo, a companhia produz uma ampla linha de cabos de alumínio — multiplexados, protegidos e nus.

Em função da transição energética e a substituição de cabos de cobre por alumínio, a companhia tem expectativa de crescimento para os próximos 15 anos.

“O cabo de alumínio é mais leve e tem melhor custo-benefício em relação ao de cobre. Nas linhas de distribuição e transmissão já é um produto consolidado e está chegando cada vez mais ao consumidor final: em grandes comércios, hotéis, estádios de futebol e fábricas, entre outros”, comenta Antônio Franco, diretor da empresa.

Artigos diversos

A Botafogo Lar e Lazer também está mais uma vez na Feicon com soluções para o segmento de materiais de construção, com as linhas de carrinho de mão e escadas de alumínio.

Com fábrica em Paracambi, a 100 km da capital do Rio de Janeiro, a empresa utiliza cerca de 500 t de alumínio por mês, sua principal matéria-prima.

“Nossa expectativa é de crescimento. Tivemos 2022 com certa retração por inúmeros fatores, mas acreditamos muito neste ano. Trouxemos um estande maior, com mais lançamentos, também na área de utilidades domésticas, com a linha de secadores de roupa de alumínio”, informa Eduardo Cabrini, gerente Nacional da companhia.

Fotos: Divulgação

Veja também:

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Confira a programação de cursos e webinars da ABAL para os próximos meses

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) está com as inscrições abertas para cursos e capacitações online para os meses de maio, junho e julho. Os treinamentos são destinados aos profissionais interessados em aprimorar habilidades na indústria do metal. Confira a programação:  Webinar gratuito – Transmitido ao vivo via Zoom e com vagas limitadas  29 de maio – Laminados de alumínio

Coca-cola inova em mais uma campanha pela reciclagem de latas de alumínio

Com o objetivo de inspirar as pessoas a reciclar suas latas de refrigerante e assim contribuir com o meio ambiente, a Coca-Cola lançou uma campanha global chamada “Recycle Me”. Chama a atenção o uso do logotipo da marca em uma estética de lata de alumínio reciclada e amassada. A iniciativa, que já estreou na América

Rolar para cima
Rolar para cima