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Embalagens de alumínio impulsionam o mercado de pet food

Enquanto o mercado de alimentos para animais de estimação cresce, as embalagens de alumínio surgem como a escolha ideal para manter a qualidade dos produtos e trazer um toque de modernidade às prateleiras

Segundo dados da Euromonitor (empresa que pesquisa mercados globais) divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), em 2022 o País abrigava 167,6 milhões de animais de estimação, dos quais 67,8 milhões são cães e 33,6 milhões são gatos. Essa forte presença nos lares brasileiros impulsiona também a expansão do comércio de produtos pet.

Para se ter uma ideia de como esse mercado cresce, de acordo ainda com a Abinpet, em 2022, o setor encerrou com um faturamento de R$ 41,9 bilhões, crescimento de 17,2% sobre o ano de 2021. Com base nos números do primeiro trimestre de 2023, o setor deve faturar R$ 46,42 bilhões até o final do ano, com crescimento estimado de 10,6%. Já em relação ao mundo, o Brasil representa a 3ª maior fatia no faturamento, ocupando 4,9% do montante, atrás somente da China e dos Estados Unidos.

Entre os segmentos que compõem essa indústria cada dia mais em ascensão, o pet food se destaca como protagonista, representando 78% do faturamento total em 2023. Com um montante de R$ 36,4 bilhões, esse setor demonstra um aumento significativo de 9,4% em relação ao ano anterior. Nesse contexto, as embalagens para pet food são como peças-chave desse quebra-cabeça lucrativo.

A capacidade de fornecer embalagens inovadoras, convenientes e visualmente atraentes pode ser um diferencial decisivo para as empresas que buscam ganhar a preferência dos donos de animais de estimação. Seja na forma de sacos de ração, latas ou embalagens inovadoras, o elo entre embalagens e pet food é crucial para garantir não apenas o crescimento econômico, mas também o bem-estar dos animais ao proteger, preservar e conter os alimentos.

Nesse cenário, as embalagens feitas de alumínio despontam como uma escolha notável, alinhada à busca de sustentabilidade que tem se tornado uma tendência irreversível.

Foto: Divulgação 

A nova demanda dos consumidores 

De acordo com Solange Akiama, gerente-sênior de Excelência Comercial e Marketing da Novelis, a versatilidade do alumínio permite que as embalagens para esse segmento assumam diversas formas, cada uma com características e benefícios próprios.

“Latas de alumínio são populares para alimentos úmidos, como patês e pedaços em molho, mantendo o produto fresco e seguro. Sachês de alumínio são frequentemente usados para porções individuais, possibilitando a dosagem adequada a cada refeição. Embalagens flexíveis são usadas para alimentos secos, oferecendo proteção contra oxigênio e umidade e prolongando a vida útil do alimento. Bandejas de alumínio podem ser utilizadas para alimentos úmidos ou semiúmidos, garantindo uma vedação mais eficaz e facilitando o armazenamento”, indica a gerente da Novelis. 

Na visão de Assunta Napolitano Camilo, diretora do Instituto de Embalagens, a conveniência desempenha um papel crucial no mercado de embalagens de alimentos para animais de estimação.

“Os donos de animais de estimação estão procurando opções de embalagens que sejam fáceis de abrir, porcionar e armazenar. Embalagens de dose única, que podem ser fechadas novamente e têm formatos leves, ganharam força devido à sua conveniência e adequação para a alimentação de pets em movimento. Essa tendência é ainda mais acelerada pela crescente demanda por alimentos por meio de canais de comércio eletrônico.”

A diretora aponta que os donos de animais de estimação também estão mais conscientes com relação à qualidade e à segurança dos alimentos que fornecem aos seus bichinhos. E isso está refletindo no aumento da demanda por embalagens que garantam frescor, integridade nutricional e segurança do produto. Por esse motivo, os fabricantes estão investindo em tecnologias avançadas de embalagem, como filmes de barreira ao oxigênio, à umidade e à luz a fim de prolongar a vida útil dos alimentos e manter sua qualidade.

“Especialmente para o número crescente de fornecedores de alimentos naturais e orgânicos, livres de conservantes, para animais de estimação, a preservação à prova de falhas é fundamental”, acrescenta Assunta.

Foto: Divulgação Instituto de Embalagens

Pets mais sustentáveis

A crescente conscientização ambiental torna-se fundamental também na indústria de alimentos para animais de estimação. Como resultado, as alternativas de embalagens sustentáveis têm conquistado uma popularidade significativa nesse setor.

Os consumidores estão buscando ativamente opções de embalagens ecológicas que reduzam o desperdício e minimizem a pegada de carbono. Como resultado, os fabricantes estão adotando materiais recicláveis, embalagens biodegradáveis e recicladas e designs inovadores que reduzem o uso de material enquanto mantêm a integridade do produto.

Nesse contexto, Assunta vê as embalagens de alumínio como grande aliadas na redução do impacto ambiental.

“A circularidade do metal confere a ele um protagonismo único em ajudar a proteger o planeta para as próximas gerações. O alumínio pode ser reciclado repetidas vezes. Na verdade, 75% do alumínio já produzido ainda está em uso hoje. No contexto de um alto número de proprietários de animais de estimação e consumo de alimentos para animais de estimação, há um enorme potencial para que as embalagens de alumínio ​​façam a diferença.”

A Novelis está trabalhando em alguns projetos de desenvolvimento de embalagens para esse setor, utilizando a liga 3104, que conta com 90% de conteúdo reciclado em sua composição.

“Além de garantir a segurança alimentar para os pets, o uso do alumínio contribui para a criação de uma embalagem sustentável, formando um ciclo fechado que minimiza o desperdício e a geração de resíduos”, reforça Solange Akiama.

Foto: Divulgação 

Marketing e modernidade

Além de serem duráveis e sustentáveis, a indústria de alimentos para animais de estimação está percebendo que as embalagens de alumínio apresentam novas oportunidades para promover suas marcas. Os avanços na tecnologia de embalagens, por exemplo, possibilitaram que elas se transformem em telas para exibir o conteúdo do produto por meio de QR Codes.

“Essas evoluções nas embalagens transmitem de imediato a novidade do produto nas prateleiras, buscando destacar-se em um cenário competitivo repleto de produtos e embalagens semelhantes. É assim que a marca conquistará o olhar dos tutores nos corredores, ao mesmo tempo que utiliza uma comunicação direta sobre os benefícios nutricionais para a saúde dos seus filhos de quatro patas”, mostra a diretora do Instituto de Embalagens.

Foto: Divulgação Instituto de Embalagens

Qualidade e segurança 

As embalagens feitas de alumínio desempenham um papel essencial na preservação da segurança alimentar dos animais de estimação, agindo como uma barreira contra fatores externos como luz, umidade, oxigênio e micro-organismos. Isso impede a deterioração do produto e a alteração de características sensoriais, como sabor, aroma e cor, assegurando a qualidade e a frescura dos alimentos. Solange Akiama, da Novelis, ressalta que essas embalagens são revestidas internamente com um verniz específico para contato com alimentos, garantindo a sua proteção contra o contato direto com o alumínio.

A indústria de alimentos para animais de estimação tem adotado medidas rigorosas de controle e garantia de qualidade para assegurar que seus produtos cheguem aos consumidores em perfeitas condições. Entre os procedimentos inovadores adotados está o uso das embalagens conhecidas como stand-up pouches retortable, um tipo de embalagem flexível que possui a capacidade de ficar em pé devido à sua construção e design. Elas não apenas mantêm a integridade dos alimentos, como também permitem sua esterilização e cocção por meio de autoclaves.

Essas embalagens têm possibilitado a comercialização de produtos alimentícios para pets em temperatura ambiente, sendo categorizadas como shelf stable – em português, estável em prateleira. Esse processo é viabilizado pela aplicação de uma camada de alumínio nas embalagens, essencial para proteger o conteúdo contra a ação de luz e gases externos.

Assunta mostra, inclusive, que as vantagens das embalagens de alumínio não se limitam à proteção contra elementos indesejados. Elas garantem segurança em diversas etapas do processamento, incluindo envases a quente e a frio, pasteurização, esterilização e resistência aos raios ultravioleta, quando os produtos são enlatados. Isso proporciona uma confiabilidade excepcional no que tange à qualidade dos alimentos ao longo de sua jornada até o consumidor final.

Ração de qualidade 

A GranPlus, marca de produtos de ração para cães e gatos, possui uma linha de produtos úmidos formada por multicamadas de filmes termoplásticos coextrusados e laminados. Segundo Danilo Ferreira de Souza, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da BRF Pet, detentora da marca, esse processo tem como objetivo assegurar que a embalagem atenda, em sua apresentação final, os requisitos de segurança e conservação do produto.

Foto: Divulgação GranPlus

O executivo esclarece que o metalizado presente nas embalagens do segmento pet food pode se apresentar de duas formas: aplicação de uma fina película de alumínio vaporizado sobre um filme plástico (inferior a 0,1% da espessura total da embalagem) ou um filme de alumínio (como uma fina folha).

“Na GranPlus trabalhamos com alimentos do tipo sachê, ou seja, um produto que se encaixa na categoria de ‘alimento mais sensível’. Esse produto, por demandar elevadas barreiras para sua conservação, possui uma embalagem, também multicamadas, sendo uma dessas a folha de alumínio que garante as barreiras necessárias para a conservação do alimento”, informa Souza.

Garrafas de alumínio

Um dos principais fabricantes e fornecedores de recipientes de alumínio da China, a Shining Aluminum Packaging, também atua nesse setor no Brasil fornecendo uma gama de embalagens de alumínio para o mercado. E entre as opções para o segmento de pet food estão suas garrafas de alumínio contendo óleo de peixe.

“A utilização de embalagens de alumínio preserva a qualidade e o frescor dos alimentos para pet. Além disso, oferece uma gama de benefícios aos consumidores, incluindo exclusividade na exibição nas prateleiras, reforço da segurança da marca e proteção ambiental”, afirma Kelvin Yu, gerente de Design da empresa no Brasil.

O prazo de validade prolongado e sua resistência à deformação são outras vantagens das garrafas de alumínio da empresa. Yu explica que o processo de armazenamento ocorre da mesma maneira que os de outros materiais. Porém, as embalagens de alumínio oferecem a vantagem de isolar completamente a luz, prolongando a vida útil dos produtos, sem contar que não são fáceis de quebrar.

Diante ainda do aumento das compras online, as garrafas de alumínio têm o potencial de reduzir os custos de frete, ao mesmo tempo que superam os desafios logísticos em razão de sua leveza e resistência. Isso contribui para que os produtos sejam entregues aos consumidores em condições ideais, preservando sua integridade durante o transporte.

Embalagens pelo mundo

Assunta, do Instituto de Embalagens, aponta outros formatos de embalagens usados fora do País na categoria de pet food que são verdadeiras inovações.

“Nos pontos de venda da Alemanha, por exemplo, há embalagens monodoses de leite cremoso, parecido com os cremes de leite para acrescentar ao café. São cápsulas de alumínio e multipack de dois tipos diferentes de leite acrescidos de vitaminas específicas. Há também doses suplementares de vitaminas específicas em stick packs, que são fáceis de abrir e servir como finalização das refeições dos pets. Eles são comercializados em cartuchos como tampas abre e fecha.”

Outra marca da Alemanha é a Pablo, que apresenta uma marmita pronta para proporcionar um mimo aos cães. A refeição é acondicionada em bandeja de alumínio com um formato que lembra um osso. A impressão abrange toda a base da embalagem. A bandeja possui um sistema de abertura prático tipo peel off, também de alumínio, que facilita a abertura.

Foto: Divulgação Instituto de Embalagens

Créditos das imagens de abertura: Divulgação Instituto de Embalagens e GranPlus 

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