congresso_materia

Contagem regressiva: faltam poucos dias para o 9º Congresso Internacional do Alumínio!

Com palestras e debates de especialistas renomados do setor, o evento organizado pela ABAL abordará questões-chave, como cenário global da indústria do alumínio e estratégias para alavancar os benefícios da reciclagem, demonstrando o poder da colaboração em “Juntos, somos…”

O 9º Congresso Internacional do Alumínio, organizado pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), será realizado nos dias 9 e 10 de abril, será no Hotel Unique, em São Paulo. Reunindo representantes da cadeia produtiva e consumidora da indústria do alumínio, especialistas, acadêmicos e autoridades governamentais, o evento já é reconhecido como o maior do setor na América Latina.

Durante dois dias, os participantes terão acesso a um importante fórum de discussões sobre as tendências, os desafios e as oportunidades da indústria do alumínio, tanto do Brasil como do exterior. A edição contará com painéis divididos em quatro eixos temáticos: perspectivas, desafios e oportunidades para impulsionar a competitividade; adoção de novas tecnologias e elementos da indústria 4.0; foco em sustentabilidade e estratégias para descarbonização; e competências e habilidades necessárias para a formação profissional futura nessa área.

“O alumínio é um material estratégico e desempenha um papel essencial no cotidiano da sociedade e na economia do País, além proporcionar soluções inovadoras e sustentáveis para importantes segmentos industriais, como embalagens, transportes, energia e construção civil. O congresso é a oportunidade para as principais lideranças do setor discutirem o atual momento e as perspectivas para a indústria nacional e global do alumínio”, destaca Janaina Donas, presidente-executiva da ABAL.

Temas e palestrantes

Entre os especialistas já confirmados para os debates deste ano, no primeiro dia, teremos Ricardo Alban, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que atuará como moderador do painel intitulado Neoindustrialização do Brasil e as perspectivas do setor do alumínio. Os debatedores serão Luciano Alves, CEO da CBA; Gisele Salvador, CFO da Alcoa; e Anderson Baranov, CEO da Norsk Hydro.

Além disso, no painel intitulado Cenário global da Indústria do Alumínio, Janaina Donas atuará como mediadora, trazendo Miles Prosser, secretário-geral do International Aluminium Institute (IAI), para discutir o tema e abordar também a questão dos Materiais Críticos: Panorama Brasileiro – Mineração e Transformação Mineral (MME).

No segundo dia do evento, Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis, assumirá a mediação do debate Economia circular: como aproveitar os benefícios gerados pela reciclagem?, com a participação de Roseli Milagres, diretora de Supply Chain e Compras da CBA.

Diversos especialistas do setor abordarão uma série de temas, incluindo Alumínio como aliado estratégico para descarbonização e transição energética, Inovações no tratamento e destinação de rejeitos da mineração e resíduos da indústria; Exemplos de mineração responsável que contribuem para a conservação de biomas sensíveis e manutenção da Floresta Intacta; Práticas de gestão responsável que impactam na construção de um futuro sustentável; Transformações no mercado de trabalho e desenvolvimento de habilidades do profissional do futuro; e Conectando sucesso corporativo com progresso social através da construção de legados e geração de valor compartilhado.

“Juntos, somos…”

Com um novo formato, o congresso busca oferecer uma abordagem distinta na análise de assuntos pertinentes ao setor. Por essa razão, para a edição deste ano, a ABAL adotou um conceito criativo e inovador que guiará o evento: “Juntos, somos…”.

O encontro foi organizado em torno de quatro eixos temáticos, todos alinhados a esse conceito de que “Juntos, somos…”. Confira:

Juntos, somos potência: Abordará questões de competitividade e tendências na indústria do alumínio.

Juntos, somos inovação: Explorando tecnologia, inovação e indústria 4.0, o congresso destacará as últimas tecnologias que estão transformando o cenário do alumínio.

Juntos, somos sustentabilidade: Com foco em descarbonização, economia circular e relações com a comunidade, discutirá como a indústria pode promover coletivamente a sustentabilidade para um futuro mais verde.

Juntos, somos transformação: Além das fronteiras técnicas, esse eixo abordará desenvolvimento humano, diversidade e inclusão, temas que moldam a próxima era da indústria do alumínio.

Patrocinadores

O congresso tem patrocínio de importantes empresas que desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e avanço da indústria do alumínio no País: Alcast, Alcoa, Alubar, AMG Brasil, Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), Hydro, Mineração Rio do Norte (MRN), Novelis, Rio Tinto e South 32.

Foto: Divulgação ABAL

Veja também:

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Confira a programação de cursos e webinars da ABAL para os próximos meses

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) está com as inscrições abertas para cursos e capacitações online para os meses de maio, junho e julho. Os treinamentos são destinados aos profissionais interessados em aprimorar habilidades na indústria do metal. Confira a programação:  Webinar gratuito – Transmitido ao vivo via Zoom e com vagas limitadas  29 de maio – Laminados de alumínio

Coca-cola inova em mais uma campanha pela reciclagem de latas de alumínio

Com o objetivo de inspirar as pessoas a reciclar suas latas de refrigerante e assim contribuir com o meio ambiente, a Coca-Cola lançou uma campanha global chamada “Recycle Me”. Chama a atenção o uso do logotipo da marca em uma estética de lata de alumínio reciclada e amassada. A iniciativa, que já estreou na América

Rolar para cima
Rolar para cima