Apesar do encerramento dos festejos, as novidades relacionadas ao Carnaval de 2024 continuam em alta, inclusive no que diz respeito à sustentabilidade.
Estima-se que todas as latas de alumínio utilizadas pelos foliões durante os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, serão encaminhadas à reciclagem este ano, seguindo o exemplo do que foi feito em 2023.
No ano passado, mais de 10 t de latas de alumínio de cerveja e refrigerante foram coletadas no sambódromo. A expectativa é de que esse volume seja mantido em 2024. Essa iniciativa faz parte do programa Quem Samba Recicla, conduzido pela Rio Carnaval, com o apoio institucional da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL).
Nesse turbilhão de novidades que envolve uma das festividades mais icônicas do Brasil, as produtoras de bebidas mostraram que também sabem surpreender. Além de inovar com o lançamento das latas de alumínio comemorativas em homenagem às doze escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, a Brahma preparou mais uma surpresa.
Esta semana, foi anunciado pela marca que a escola de samba campeã, Unidos da Viradouro, será presenteada com uma lata de alumínio exclusiva e dourada, em edição limitada, além de um carregamento de cerveja para a festa do título, marcada para o dia 24 de fevereiro.
A lata, que não estará disponível para venda, projetada pelo Estúdio Casa Locomotiva, representa a vitória, contando com ilustração de Benson Chin e produção de Flávia Passos.
“Desde sempre, a Brahma tem sido a cerveja número um dos brasileiros quando o assunto é apoiar a nossa maior paixão nacional, o Carnaval. Nascemos nas raízes dessa festa e valorizamos profundamente o papel das escolas de samba como embaixadoras da alegria e tradição cultural. Com a personalização das latas, reforçamos nosso compromisso de engrandecer essa festa tão grandiosa, que é apenas o início de uma longa parceria”, afirma Maurício Landi, diretor da Brahma.
Essa não é a primeira vez que a Brahma lança latas personalizadas em homenagem ao Carnaval. Em 2023, a marca celebrou sua parceria de longa data com o artista brasileiro Zeca Pagodinho, lançando uma edição especial de latas de alumínio que exaltavam a trajetória do cantor e compositor.
Belo Horizonte
Nesse Carnaval, a capital de Minas Gerais não só se destacou pelas festividades, mas também pelo seu compromisso com a sustentabilidade e pela inovação em bebidas, especialmente no que se refere às latas de alumínio.
Até o último domingo, dia 11 de fevereiro, aproximadamente 2 t de latas de alumínio já tinham sido coletadas nas tendas de reciclagem montadas pela prefeitura de Belo Horizonte, com o auxílio do Ministério Público de Minas Gerais, como parte do projeto Reciclabelô!
Uma novidade que ganhou as ruas de Belo Horizonte nos dias de folia e logo despertará o interesse de outras cidades do Brasil é a bebida Lambe Lambe, dos mestres cervejeiros Édson Segundo e Peter Bresser.
Servida em latinhas de alumínio de 355 ml, trata-se de um drinque natural, refrescante e frutado. Com 6% de teor alcoólico, sua base é obtida por meio da fermentação natural da fruta — semelhante ao processo de produção do vinho, porém, nesse caso, com a fermentação induzida por leveduras.
A novidade é comercializada em dois sabores: tangerina, limão e sal | pitaia, maracujá e alecrim.
Crédito da imagem de abertura: Bildwerk/stock.adobe.com