Cacildis_materia

Cacildis celebra dez anos com­ latas de alumínio para lá de especiais

Grupo Petrópolis transforma embalagens em instrumentos musicais típicos do samba

A Cerveja Cacildis, do Grupo Petrópolis, celebra uma década de existência com uma festividade que resgata suas origens musicais. Com a campanha Cacildis – 10 Anos que Deram Samba, a marca apresentou um samba exclusivo intitulado Um brinde à vida, composto pelo cantor Mumuzinho e concebido pela agência VMLY&R, e ainda surpreendeu ao criar latas especiais de alumínio transformadas em instrumentos musicais.

As latinhas, batizadas de Cacildis Instrumentos Musicais, foram desenvolvidas pela produtora Conteúdo Urbano. Transformando-se em reco-reco, tantan, tamborim, chocalho e afoxé, esses instrumentos foram concebidos a partir do desafio de transformar uma simples lata de alumínio em um instrumento musical de qualidade.

Para alcançar esse objetivo, vários testes e protótipos foram desenvolvidos ao longo de semanas. A equipe liderada por Hugo Miguel, da Mockup10, em parceria com a Conteúdo Urbano, optou por preencher o interior da lata com uma resina de poliéster não tóxica, comumente utilizada na confecção de barcos e aviões, com uma espessura que varia de 0,2 a 2 mm. Essa escolha não só permitiu alcançar a rigidez desejada da lata vazia, mas também manteve o peso semelhante ao de uma lata cheia, que gerou o som dos instrumentos.

A resina foi inserida após a remoção do fundo e do líquido das latas, preservando a essência do alumínio. Na etapa final, as embalagens instrumentais receberam fundos criados em 3D, pintados com alumínio na parte externa e polidos para conferir um acabamento brilhante e refinado, semelhante à lata original.

Na parte externa, a equipe utilizou metais, plástico ABS, miçangas, nylon e outros acessórios para reproduzir fielmente o som dos instrumentos, garantindo que a qualidade fosse comparável à de instrumentos convencionais.

Essa iniciativa não apenas ressalta a inovação e criatividade por trás da marca Cacildis, mas também destaca o papel essencial do alumínio nesse processo. A utilização inteligente desse material na criação das latas instrumentais preserva o som característico do alumínio e oferece uma experiência musical autêntica aos consumidores.

Além da música exclusiva e das latas instrumentais, a empresa realça seu compromisso com o bom humor e o samba, elementos que sempre foram marcas registradas da Cacildis e de Mussum — sambista e integrante do programa humorístico Os Trapalhões —, a inspiração original para a criação da marca em 2013. Os quatro rótulos fixos da linha são Cacildis, Biritis, Ditriguis e Forévis, todos puro malte, destacando tanto o maltado como o lúpulo em seu aroma.

Foto: Divulgação Cerveja Cacildis/ Grupo Petrópolis

Veja também:

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Confira a programação de cursos e webinars da ABAL para os próximos meses

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) está com as inscrições abertas para cursos e capacitações online para os meses de maio, junho e julho. Os treinamentos são destinados aos profissionais interessados em aprimorar habilidades na indústria do metal. Confira a programação:  Webinar gratuito – Transmitido ao vivo via Zoom e com vagas limitadas  29 de maio – Laminados de alumínio

Coca-cola inova em mais uma campanha pela reciclagem de latas de alumínio

Com o objetivo de inspirar as pessoas a reciclar suas latas de refrigerante e assim contribuir com o meio ambiente, a Coca-Cola lançou uma campanha global chamada “Recycle Me”. Chama a atenção o uso do logotipo da marca em uma estética de lata de alumínio reciclada e amassada. A iniciativa, que já estreou na América

Rolar para cima
Rolar para cima