Audi TechTalk: Charging. Cutaway model HV battery Audi e-tron

Aluminum Extruders Council lança guia de peças extrudadas automotivas

Ferramenta permite visualizar as aplicações nos automóveis e entender o potencial dos produtos

O Aluminum Extruders Council (AEC), associação internacional dedicada a promover a utilização de produtos extrudados de alumínio na América do Norte, disponibilizou um guia automotivo interativo em seu site (www.aec.org/solutions). 

A ferramenta permite visualizar todas as aplicações e compreender em profundidade o potencial dos produtos extrudados na redução de peso dos veículos, ajudando as fabricantes de automóveis a atingir as metas de eficiência energética cada vez mais rígidas.

O guia interativo lista os diversos sistemas do veículo em que os produtos extrudados de alumínio são aplicáveis e como eles podem agregar valor para os fabricantes. A relação inclui suportes de teto, subchassi, compartimentos de baterias e travessas, dentre outros itens. 

Quando um dos sistemas é selecionado, três opções são disponibilizadas: 

Visão geral — Explica a função e o funcionamento do sistema selecionado, além de tecer considerações gerais sobre a aplicação dos produtos extrudados de alumínio.

Materiais e performance — A partir das métricas de performance usadas pelas fabricantes, indica as vantagens dos produtos de alumínio extrudado. Aponta também quais são as ligas disponíveis para o sistema selecionado e suas principais características.

Histórias de sucesso Cita exemplos do mundo real que utilizam peças produzidas com alumínio extrudado. 

As vantagens dos produtos extrudados

O processo de extrusão do alumínio permite a criação de designs com geometria complexa e diferentes espessuras na mesma peça, permitindo que pontos específicos sejam reforçados. 

Dessa forma, podem combinar diferentes funções, como absorção de energia em caso de colisão, rigidez à torção, resistência considerável com peso mínimo e estanquidade para transferência de fluidos entre peças estruturais de longo comprimento. 

Os compartimentos de baterias são o exemplo mais atual dessa multifuncionalidade. Além de abrigar e proteger um componente fundamental e delicado dos veículos elétricos, elas se integram como um componente estrutural, fundamentais para a rigidez à torção, além de otimizar o seu sistema de refrigeração. 

Segundo a mais recente pesquisa da Ducker Frontier, na América do Norte a média de conteúdo de alumínio extrudado está, atualmente, em 20,41 kg por veículo, um aumento de 1,8 kg em relação à 2016. A previsão é que, até 2030, os produtos extrudados atinjam 31,29 kg.

Veja também:

Albras ocupa segunda posição no ranking nacional de comercialização da liga PFA

A Albras, subsidiária da multinacional norueguesa Hydro na produção de alumínio primário, tem se destacado no mercado de liga PFA (lingote com liga de silício), utilizada em larga escala pela indústria automotiva. Desde o lançamento do produto no seu portfólio, em 2019, a empresa ampliou em 100% a produção e já é a segunda maior

Mercedes-Benz lança o seu primeiro chassi de ônibus elétrico no Brasil

A Mercedes-Benz apresentou o seu primeiro chassi de ônibus elétrico no mercado brasileiro, denominado eO500U. A previsão é que o modelo esteja disponível em 2022. O eO500U foi desenvolvido pela equipe de engenharia brasileira da montadora e amplamente testado na Alemanha. Com rodas de alumínio, o modelo terá autonomia de até 250 km, a maior entre

BMW apresenta o iX, SUV 100% elétrico e com carroceria de alumínio

O BMW iX, utilitário-esportivo que será vendido a partir de novembro nos principais mercados mundiais, é o primeiro modelo a utilizar a nova plataforma modular destinada a carros elétricos da montadora alemã. E, dessa forma, é o primeiro carro desenvolvido pela marca nascido de um projeto pensado como 100% elétrico desde os rascunhos iniciais.  Em

Rolar para cima