projeções_CNI

Alumínio em ascensão: projeções econômicas impulsionam mercado para 2024

Previsões otimistas da CNI sobre o crescimento industrial favorecem o setor do alumínio, alimentado por demanda e expansão do crédito

Segundo o Informe Conjuntural do primeiro trimestre da Confederação Nacional da Indústria (CNI), as projeções econômicas para 2024 indicam um crescimento de 2,4% no Produto Interno Bruto (PIB). Além disso, prevê-se um aumento na indústria de 2,1%; espera-se que haja alta de 2,0% da indústria da construção e 1,7% da indústria de transformação, incluindo, neste último caso, a indústria do alumínio.

Esse crescimento de 2,0% na indústria da construção é impulsionado pela regulamentação de programas governamentais como o Minha Casa, Minha Vida e o PAC. Já o de 1,7% na indústria de transformação é devido ao aumento da demanda por produtos industriais e à expansão do crédito, embora parte dessa demanda seja direcionada a produtos importados.

Ricardo Alban, presidente da CNI, destaca que fatores como a queda da inflação e dos juros, o aquecimento do mercado de trabalho e a possibilidade de maior acesso ao crédito estão impulsionando a economia desde o final de 2023.

“Apesar da projeção para o PIB ser menor que a do ano passado, a composição do crescimento esperado para 2024 é positiva e mais equilibrada”, ressalta.

O relatório trimestral da CNI prevê que a inflação continue desacelerando, encerrando o ano em 3,6%, e que o Banco Central reduza a taxa básica de juros, Selic, para 9,0% ao ano até o final de 2024. No entanto, mesmo com essa redução, a política monetária permanecerá contracionista ao longo do ano.

A CNI também espera um aumento de 4,0% nos rendimentos reais e de 6,3% nas concessões de crédito, beneficiados pela baixa taxa de desemprego e pela melhoria na renda das famílias.

Crédito da imagem de abertura: simone_n/stock.adobe.com

Veja também:

Milão Cortina 2026 revela tochas sustentáveis de alumínio

As tochas Olímpica e Paraolímpica dos Jogos de Inverno de 2026, o Milão Cortina 2026, a serem realizados nas cidades italianas de Milão e Cortina d’Ampezzo, foram oficialmente apresentadas ao público em abril. Com design moderno e estrutura produzida com alumínio reciclado, os objetos simbolizam o compromisso dos jogos com a sustentabilidade e a inovação.

Empresa americana lança campervans revestidas de alumínio

A Alumivan, fabricante de campervans com sede no Arizona, Estados Unidos, apresentou a Reverie 136″ e a Reverie 159″, seus novos modelos revestidos de alumínio. Apostando na inovação em um mercado em que a madeira é o material tradicional, a empresa escolheu o alumínio como principal matéria-prima, apontando a durabilidade e a preservação da aparência

Alumínio sustentável abre caminho para o Selo Verde Brasil

A Secretaria de Economia do Verde, Descarbonização e Bioindústria (SEV) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) anunciou, em abril, que as chapas laminadas de alumínio serão um dos produtos a integrar a fase de testes do programa Selo Verde Brasil.  O material foi selecionado devido à utilização de sucata em seu processo

Rolar para cima
Rolar para cima