A Albras – subsidiária da multinacional norueguesa Hydro – quer se consolidar no fornecimento da liga PFA (liga de alumínio primário com adição de elementos como silício, magnésio, estrôncio e titânio), utilizada em larga escala pela indústria automotiva.
Depois do lançamento do produto no seu portfólio em 2019, a empresa já ocupa a segunda posição no ranking nacional de comercialização, com volume de 9 mil t em 2021 – quase o dobro do registrado no ano anterior – e expectativa de alcançar 14 mil t neste ano.
Em meio à fabricação recorde, a Albras incluiu dois novos clientes na carteira de PFA, que são empresas instaladas no país e produzem manufaturados de alumínio, principalmente rodas para automóveis.
“Como esse produto é diferenciado, fizemos vários investimentos na aquisição de novos equipamentos vindos da Europa, novo forno, qualificação de mão de obra local e na modernização do nosso laboratório”, explica André Fornaziero, gerente sênior da Fundição da companhia.
Segundo o executivo, o aumento nas vendas de PFA é resultado de fatores externos, ligados a novos direcionadores da indústria automotiva, e da confiabilidade do produto da Albras.
“Além disso, temos um time engajado com foco em integrar a produção com qualidade, segurança e sustentabilidade”, acrescenta.