Albras com funcionário aparecendo

Albras ocupa segunda posição no ranking nacional de comercialização da liga PFA

Produto é utilizado em rodas de liga leve e pistão para motores de veículos

A Albras, subsidiária da multinacional norueguesa Hydro na produção de alumínio primário, tem se destacado no mercado de liga PFA (lingote com liga de silício), utilizada em larga escala pela indústria automotiva.

Desde o lançamento do produto no seu portfólio, em 2019, a empresa ampliou em 100% a produção e já é a segunda maior produtora no país. A expectativa é encerrar 2021 com a fabricação de 10 mil toneladas, o dobro do registrado no ano passado.

A liga PFA tem sido empregada em rodas de liga leve de alumínio e em pistão para motores de automóveis — um cilindro sólido de metal chamado de “coração” do motor de combustão interna.

A Albras tem investido em tecnologia e qualificação para garantir a posição no ranking nacional e alcançar a qualidade exigida pelo mercado. Entre as iniciativas, a companhia aproximou o laboratório das áreas de produção — carbono, redução e fundição. O objetivo é realizar análises químicas e físicas para avaliar a qualidade do alumínio e, se necessário, apontar oportunidades de melhoria.

“É com inovação nas análises, desde o recebimento da matéria-prima até o produto final, que conseguimos garantir a qualidade dos produtos. Na matéria-prima recebida, por exemplo, verificamos e equalizamos os parâmetros de propriedades físicas e químicas para que não haja impacto na pureza do alumínio fornecido aos clientes”, explica Katya Oliveira, supervisora do laboratório.

Outra linha de investimento ocorreu na estrutura física do laboratório. Além de reformas de equipamentos e manutenção de ativos, reforçadas a partir de 2018, a Albras adquiriu novos equipamentos em 2021, como um moderno moinho para preparar amostras da matéria-prima do alumínio e um espectrômetro de emissão óptica para a análise química da composição da liga durante a fabricação.

Veja também:

Apesar dos desafios, veículos elétricos e híbridos crescem no Brasil

A eletromobilidade é uma tendência mundial que ainda depende de uma política nacional e de medidas de apoio ao transporte sustentável para avançar no Brasil. Por enquanto, há 66 mil veículos elétricos e híbridos circulando pelo país, de acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE). Apesar dos desafios de infraestrutura de recarga e

Top hat de veículo feito com alumínio reduz peso em 42%, diz estudo da Alumobility

Um novo estudo da Alumobility apresentado neste mês de outubro evidenciou que a substituição do aço por alumínio no top hat, a parte superior da carroceria body-in-white (BIW) de veículos, pode reduzir significantemente o peso da estrutura. Além de quase 42% mais leve, a estrutura de alumínio cumpriu todos os critérios de performance da fabricante,

BMW apresenta o i Vision Circular com carroceria de alumínio reciclado

O carro-conceito BMW i Vision Circular apresenta a mais nova visão da marca alemã para o futuro da mobilidade individual de luxo. O monovolume 100% elétrico, com quatro metros de comprimento e amplo espaço interno, é inteiramente comprometido com a economia circular.  O conceito desenvolvido pela BMW vai além do automóvel em si, mas engloba

Rolar para cima