Audi TechTalk: Charging. Cutaway model HV battery Audi e-tron

Aluminum Extruders Council lança guia de peças extrudadas automotivas

Ferramenta permite visualizar as aplicações nos automóveis e entender o potencial dos produtos

O Aluminum Extruders Council (AEC), associação internacional dedicada a promover a utilização de produtos extrudados de alumínio na América do Norte, disponibilizou um guia automotivo interativo em seu site (www.aec.org/solutions). 

A ferramenta permite visualizar todas as aplicações e compreender em profundidade o potencial dos produtos extrudados na redução de peso dos veículos, ajudando as fabricantes de automóveis a atingir as metas de eficiência energética cada vez mais rígidas.

O guia interativo lista os diversos sistemas do veículo em que os produtos extrudados de alumínio são aplicáveis e como eles podem agregar valor para os fabricantes. A relação inclui suportes de teto, subchassi, compartimentos de baterias e travessas, dentre outros itens. 

Quando um dos sistemas é selecionado, três opções são disponibilizadas: 

Visão geral — Explica a função e o funcionamento do sistema selecionado, além de tecer considerações gerais sobre a aplicação dos produtos extrudados de alumínio.

Materiais e performance — A partir das métricas de performance usadas pelas fabricantes, indica as vantagens dos produtos de alumínio extrudado. Aponta também quais são as ligas disponíveis para o sistema selecionado e suas principais características.

Histórias de sucesso Cita exemplos do mundo real que utilizam peças produzidas com alumínio extrudado. 

As vantagens dos produtos extrudados

O processo de extrusão do alumínio permite a criação de designs com geometria complexa e diferentes espessuras na mesma peça, permitindo que pontos específicos sejam reforçados. 

Dessa forma, podem combinar diferentes funções, como absorção de energia em caso de colisão, rigidez à torção, resistência considerável com peso mínimo e estanquidade para transferência de fluidos entre peças estruturais de longo comprimento. 

Os compartimentos de baterias são o exemplo mais atual dessa multifuncionalidade. Além de abrigar e proteger um componente fundamental e delicado dos veículos elétricos, elas se integram como um componente estrutural, fundamentais para a rigidez à torção, além de otimizar o seu sistema de refrigeração. 

Segundo a mais recente pesquisa da Ducker Frontier, na América do Norte a média de conteúdo de alumínio extrudado está, atualmente, em 20,41 kg por veículo, um aumento de 1,8 kg em relação à 2016. A previsão é que, até 2030, os produtos extrudados atinjam 31,29 kg.

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima