worlds-largest-aluminium-sailing-yacht-81m-royal-huisman-sea-eagle-II-launched-running-shot-credit-Tom-Van-Oossanen (1)

Alumínio a bordo: as vantagens do uso do metal em embarcações

Resistente à corrosão, leve e durável, material integra barcos de todos os portes

O início do ano foi marcado pelo lançamento do maior iate à vela de alumínio em construção do mundo, o Sea Eagle II. A embarcação foi encomendada ao estaleiro holandês Royal Huisman por Samuel Yen-Liang Yi, empresário bilionário de Taiwan. Ao solicitar o projeto, o cliente fez um único pedido: “Construa o meu sonho”.

O desafio foi apresentado e o escritório Dykstra Naval Architects projetou um iate grandioso, com 81 m de comprimento total, além de três mastros imponentes de fibra de carbono. Segundo os arquitetos, a proa, a linha de água longa, o casco elegante de alumínio e a grande área de vela proporcionarão à embarcação a alta velocidade (acima de 21 nós) e o desempenho exigidos pelo contratante.

A construção possui interior moderno e confortável, em equilíbrio com os espaços externos, e pode ser usada tanto como plataforma de negócios como para receber amigos e familiares. A estrutura conta com solário amplo, cozinha, bar e uma grande área na parte da frente, com um salão que combina assentos confortáveis e uma mesa com 16 lugares para refeições formais.

O projeto é um dos exemplos da aplicação eficiente — e, no caso, grandiosa — do alumínio em embarcações. E não seria diferente: o metal reúne características importantes para esse tipo de uso, como resistência à corrosão, leveza e durabilidade, além de conferir beleza estética.

No Brasil

Segundo Eduardo Colunna, presidente da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar), o alumínio é utilizado por estaleiros nacionais há muito tempo, em embarcações de pequeno, médio e grande porte. São barcos para pesca, esporte, lazer (os chamados pontoom boats), deslocantes e para serviços.

A Novelis é uma das empresas que oferecem ligas para a indústria naval. As do grupo 5XXX, com maior teor de magnésio, são as mais utilizadas para essa aplicação.

“No Brasil, fornecemos a liga 5052 para pequenas embarcações e a 5083 para as de grande porte. O alumínio pode ser fornecido na forma de chapas planas ou bobinas”, explica Guilherme Superbia, gerente de Excelência Comercial e Marketing da Novelis.

Segundo Superbia, o metal pode ser utilizado para construir o casco do barco e até os componentes internos, como piso e revestimento.

“Como o Brasil é um país com uma enorme área costeira e muitos rios, acreditamos que existem grandes oportunidades de crescimento”, reforça.

Destaques no Pará

Uma embarcação singular de alumínio navega pelos rios amazônicos desde o ano passado. O Barco-Hospital Papa Francisco, com 32 m de extensão e cerca de 20 tripulantes, tem como objetivo levar assistência médica e apoio espiritual para cerca de 700 mil pessoas que vivem em comunidades ribeirinhas no Estado do Pará.

Barco-Hospital Papa Francisco é a única embarcação brasileira com grande estrutura hospitalar

O projeto foi um pedido do próprio papa Francisco à Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, durante visita ao Brasil na Jornada Mundial da Juventude, em 2013.

Com foco no combate à pandemia da Covid-19, a Alcoa doou R$ 400 mil, no mês de abril, para ajudar na manutenção do Barco-Hospital Papa Francisco.

Para apoiar esses atendimentos, a entidade administradora do barco-hospital procurou o estaleiro brasileiro Levefort Icoma, localizado em Paulínia (SP), especializado em workboats de alumínio naval, para solicitar duas ambulanchas.

De acordo com Ricardo Cardoso de Paula, diretor-executivo do estaleiro, alguns fatores foram determinantes para a escolha do cliente: a livre opção de distribuição interna (leiaute) das embarcações, de acordo com a necessidade, facilidade no manuseio e baixo calado.

Ambulancha: toda a embarcação foi construída com alumínio naval

“É gratificante fabricar e fornecer um produto de grande valia para atender a população mais carente do nosso país, ainda mais em se tratando de saúde. Um projeto realmente encantador e que serve de exemplo de solidariedade para todo o mundo”, afirma o diretor-executivo.

As duas Ambulanchas 29’, com mais de 9 m de comprimento, foram entregues em 2019. Até mesmo a mobília interna é de alumínio. Os modelos estão equipados com maca, armários para medicamentos, cilindro de oxigênio, copa com geladeira, climatizador, placa solar e motor Mercruiser de 220 HP a diesel e tanque de 250 litros.

No estaleiro Levefort Icoma, a construção de uma embarcação de alumínio leva entre 30 a 120 dias, tempo que varia de acordo com o modelo e as alterações solicitadas pelo cliente.

“Praticamente 90% da nossa produção é feita por meio de soldagem no processo Metal Inert Gas (MIG)”, explica o diretor-executivo.

Os benefícios do alumínio para a indústria naval:

  • Durabilidade;
  • Baixo custo de manutenção;
  • Resistência à colisão;
  • Resistência à intempérie;
  • Maior capacidade de transporte de carga;
  • Menor investimento em motorização, devido à leveza do casco;
  • Menor arrasto hidrodinâmico e economia de combustível, devido à leveza do casco;
  • Dispensa moldes;
  • Facilidade de adaptação à necessidade de cada usuário;
  • Material infinitamente reciclável;
  • Gera economia no processo construtivo e menores danos ao meio ambiente.

Crédito da imagem de abertura: Tom Van Oossane

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

1 comentário em “Alumínio a bordo: as vantagens do uso do metal em embarcações”

Comentários encerrados.

Rolar para cima
Rolar para cima