Com diversas marcas de cerveja e um portfólio extenso de refrigerantes, a Ambev aumentou a meta para eliminar o plástico dos produtos. Atualmente, 18% de todo o líquido produzido pela companhia é envasado nesse tipo de embalagem.
Jean Jereissati, presidente da Ambev, explica que, em 2018, a empresa anunciou o objetivo de ter 100% dos produtos em embalagens retornáveis ou majoritariamente feitas de conteúdo reciclado até 2025.
“Agora queremos ir além para ajudar a resolver o problema da poluição plástica, que preocupa o mundo todo”, diz o executivo.
Os projetos incluem investimentos em pesquisa e desenvolvimento, iniciativas de logística reversa, substituição de matérias-primas, diminuição da gramatura, eliminação do plástico em algumas embalagens, parcerias com startups, fomento à reciclagem, conscientização da população, entre outras ações.
AMA na lata
No ano passado, a Ambev anunciou o lançamento da primeira água em lata do Brasil. Feita de alumínio, a embalagem de AMA é mais sustentável.
Problema mundial
Na Ásia, diversos países têm adotado medidas para reduzir o consumo de plásticos descartáveis. A China, por exemplo, que concentra a maior população do mundo com 1,4 bilhão de pessoas, pretende extinguir sacolas de plásticos não biodegradáveis até 2022.
O governo estabeleceu ainda um prazo de cinco anos para os mercados que vendem alimentos frescos cumprirem a meta. Outros estabelecimentos, como restaurantes, terão que eliminar as embalagens e talheres descartáveis de forma gradual. Já os canudos de plástico deverão ser banidos até o final deste ano.