Alumínio ganha espaço na produção de novos veículos da Toyota

Carros híbridos usam o metal, conhecido pela leveza, em prol do aumento da eficiência

Durante a feira de negócios Veículo Elétrico Latino-Americano, realizada no Expo Transamérica, em São Paulo, a Toyota exibiu o novo Corolla híbrido, veículo que combina basicamente dois motores – elétrico e a combustão, flex. O modelo foi desenvolvido seguindo a Toyota New Global Architecture (TNGA), nova plataforma que tem como premissa a utilização de materiais mais leves, incluindo o alumínio, para melhorar o desempenho e a eficiência energética dos carros. O sistema também é a base do processo de eletrificação da montadora.

Novo Toyota Corolla híbrido: mais leve, tem alumínio em sua estrutura (Imagem: divulgação)

Thiago Sugahara, gerente de Relações Governamentais da Toyota do Brasil, explica que a TNGA desenvolve carros mais eficientes e seguros. Para isso, a parte construtiva conta com metais especiais, que “melhoram o desempenho tanto do ponto de vista estrutural, na segurança dos usuários do veículo no caso de uma colisão, como também aumentam a eficiência energética por se tratarem de materiais mais leves”.

A busca da eficiência é novo mantra da indústria automotiva, conforme entrevista do então presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Antonio Megale, a este portal Revista Alumínio. Isso se deve, em parte, ao Inovar-Auto, política do governo federal estabelecida de 2013 a 2017 que, pela primeira vez, definiu metas de eficiência energética a serem atingidas de 2016 a 2017 e sustentadas até 2020; e também ao Rota 2030, programa governamental que estabelece às montadoras o investimento em pesquisa e desenvolvimento, além de melhorar a eficiência energética dos veículos em troca de incentivos fiscais.

Por isso, as montadoras com atuação no Brasil querem reduzir o peso do powertrain dos automóveis, o que aumenta consideravelmente a utilização de alumínio. “Infelizmente, muitas empresas utilizavam ferro fundido para blocos de motores”, lembra Sugahara, da Toyota. “Mas algumas também aproveitaram para introduzir motores menores e mais leves, que, de fato, são mais eficientes”, comenta.

De acordo com Sugahara, a Toyota foi além dos blocos e desenvolveu também o processo de eletrificação dos carros. “E isso se dá na plataforma TNGA, que tem como produto agora no Brasil o novo Corolla.”

Toyota Prius, veículo híbrido mais vendido no mundo: construído a partir da plataforma TGNA (Imagem: divulgação)

Além do Corolla híbrido, a montadora apresentou na feira Veículo Elétrico Latino-Americano quatro modelos: dois da linha Lexus, divisão de luxo da Toyota, e que estão migrando para serem híbridos; o RAV4 e o Toyota Prius. Este último, o veículo híbrido mais vendido no mundo, está na quarta geração e é construído a partir da plataforma TGNA.

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima