Durante a feira de negócios Veículo Elétrico Latino-Americano, realizada no Expo Transamérica, em São Paulo, a Toyota exibiu o novo Corolla híbrido, veículo que combina basicamente dois motores – elétrico e a combustão, flex. O modelo foi desenvolvido seguindo a Toyota New Global Architecture (TNGA), nova plataforma que tem como premissa a utilização de materiais mais leves, incluindo o alumínio, para melhorar o desempenho e a eficiência energética dos carros. O sistema também é a base do processo de eletrificação da montadora.
Thiago Sugahara, gerente de Relações Governamentais da Toyota do Brasil, explica que a TNGA desenvolve carros mais eficientes e seguros. Para isso, a parte construtiva conta com metais especiais, que “melhoram o desempenho tanto do ponto de vista estrutural, na segurança dos usuários do veículo no caso de uma colisão, como também aumentam a eficiência energética por se tratarem de materiais mais leves”.
A busca da eficiência é novo mantra da indústria automotiva, conforme entrevista do então presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Antonio Megale, a este portal Revista Alumínio. Isso se deve, em parte, ao Inovar-Auto, política do governo federal estabelecida de 2013 a 2017 que, pela primeira vez, definiu metas de eficiência energética a serem atingidas de 2016 a 2017 e sustentadas até 2020; e também ao Rota 2030, programa governamental que estabelece às montadoras o investimento em pesquisa e desenvolvimento, além de melhorar a eficiência energética dos veículos em troca de incentivos fiscais.
Por isso, as montadoras com atuação no Brasil querem reduzir o peso do powertrain dos automóveis, o que aumenta consideravelmente a utilização de alumínio. “Infelizmente, muitas empresas utilizavam ferro fundido para blocos de motores”, lembra Sugahara, da Toyota. “Mas algumas também aproveitaram para introduzir motores menores e mais leves, que, de fato, são mais eficientes”, comenta.
De acordo com Sugahara, a Toyota foi além dos blocos e desenvolveu também o processo de eletrificação dos carros. “E isso se dá na plataforma TNGA, que tem como produto agora no Brasil o novo Corolla.”
Além do Corolla híbrido, a montadora apresentou na feira Veículo Elétrico Latino-Americano quatro modelos: dois da linha Lexus, divisão de luxo da Toyota, e que estão migrando para serem híbridos; o RAV4 e o Toyota Prius. Este último, o veículo híbrido mais vendido no mundo, está na quarta geração e é construído a partir da plataforma TGNA.