WhatsApp-Image-2019-09-26-at-20.19.23

Justiça Federal suspende último embargo à área de depósitos da Alunorte

Decisão permite que a refinaria de alumina retome as atividades de instalação e comissionamento do DRS2

A Hydro informou que a Justiça Federal suspendeu ontem, 26 de setembro, o último embargo ao novo depósito de resíduos de bauxita da Alunorte (DRS2) referente a um processo criminal, permitindo que a refinaria de alumina retome as atividades de instalação e comissionamento do DRS2 e encerre um período de 19 meses de restrição às atividades da unidade.

“Esse é um marco para a Alunorte e contribuirá para nossa agenda rumo a uma Hydro mais rentável e sustentável”, diz Hilde Merete Aasheim, presidente e CEO da Hydro. A decisão da justiça na esfera criminal ocorreu após a suspensão, na última sexta-feira, 20, do embargo ao DRS2 na ação civil.

“Estamos felizes e ansiosos por retomar as atividades de instalação e comissionamento no depósito de resíduos de bauxita de última geração DRS2, que é a única solução de longo prazo para operações sustentáveis e robustas da Alunorte”, afirma John Thuestad, vice-presidente executivo da área de Negócios de Bauxita e Alumina.

Os embargos impediram a Alunorte de seguir a transição planejada da antiga área de depósito de resíduos de bauxita (DRS1) para a mais nova área de depósito (DRS2), que começou a ser construída em 2014. A DR2 usa a tecnologia de filtro prensa, que, segundo a empresa, é a mais moderna e sustentável tecnologia para depósitos de resíduos de bauxita: geram um resíduo com 78% de conteúdo sólido, o que permite o empilhamento por compactação, aumentando a segurança e reduzindo significativamente a área necessária para o descarte.

A Hydro lembra que vistorias internas e externas, incluindo inspeções de autoridades, confirmaram que não houve vazamento dos depósitos de resíduo de bauxita da Alunorte durante as fortes chuvas que caíram no Pará em fevereiro de 2018.

Crédito da imagem: Divulgação

Veja também:

Parceria sustentável: Nespresso e WTNB na vanguarda da moda circular

A Nespresso Brasil fechou parceria com a WTNB, liderada pela designer nipo-brasileira Ana Clara Watanabe, figura proeminente da moda contemporânea, para reutilizar resíduos de café na fabricação de botões usados na nova coleção da artista. A coleção, confeccionada com materiais reciclados e reaproveitamento máximo de resíduos chama-se Tarsila do Amaral e é inspirada em obras

ABAL celebra 54 anos de liderança

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) completa 54 anos de história neste mês de maio, celebrando mais de meio século de contribuição fundamental para o mercado brasileiro. Desde sua fundação, a entidade tem sido a voz da indústria do alumínio, promovendo inovação, sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico. Fundada por importantes players da indústria, como Alcan (Novelis/

Empreendedora colombiana transforma alumínio reciclado em acessórios estilosos

Uma empresária colombiana radicada na cidade costeira de Brunswick Heads, em Nova Gales do Sul, Austrália, está deixando sua marca no mercado ao transformar sua paixão pela moda sustentável em um negócio próspero. Por meio da sua marca, DeLata, Andrea Sarmiento elabora bolsas e colares utilizando puxadores de alumínio reciclado. Em suas mãos, os resíduos

Rolar para cima
Rolar para cima