A Nespresso Brasil fechou parceria com a WTNB, liderada pela designer nipo-brasileira Ana Clara Watanabe, figura proeminente da moda contemporânea, para reutilizar resíduos de café na fabricação de botões usados na nova coleção da artista.
A coleção, confeccionada com materiais reciclados e reaproveitamento máximo de resíduos chama-se Tarsila do Amaral e é inspirada em obras icônicas da artista, como EFCB [Estrada de Ferro Central do Brasil], São Paulo e São Paulo Gazo, que celebram cem anos em 2024. As novas peças adotam o conceito de moda arte, sem objetivos comerciais, refletindo a filosofia de vida de Ana Clara.
“Como a Tarsila cresceu em uma fazenda de café em Rafard, no interior de São Paulo, fazia muito sentido buscar um parceiro que pudesse nos fornecer essa matéria-prima e que também compartilhasse dos mesmos valores de sustentabilidade. Por isso, a Nespresso foi a minha escolha”, afirma Ana Clara.
A Nespresso sempre demonstrou um compromisso integral com a economia circular, implementando iniciativas em todas as fases de sua cadeia de valor. Essas ações transformadoras promovem mudanças significativas ao longo do processo. Um exemplo é a reciclagem de suas cápsulas de alumínio: elas são encaminhadas para centros de reciclagem, onde o alumínio é separado do pó, tratado e transformado em matéria-prima para diversas indústrias, as quais o utilizam na fabricação de uma variedade de produtos como jaquetas, relógios, canivetes, bicicletas e enfeites de Natal, entre outros.
As peças criadas por Ana Clara serão lançadas em 28 de maio no centenário Edifício Martinelli, localizado no centro de São Paulo, em um evento exclusivo para convidados. Após o desfile-performance, as obras estarão em exposição no mesmo local para visitação pública.
Foto: Divulgação Nespresso