Hydro na II Conferência Brasileira de Restauração Ecológica

Estudo da Hydro é premiado em conferência de restauração ecológica

O trabalho apresentado pela Hydro sobre atributos químicos em solos sob processo de recuperação após mineração de bauxita, desenvolvido a partir do monitoramento feito desde 2013 na região da Mineração Paragominas, no Pará, foi premiado na 2ª Conferência Brasileira de Restauração Ecológica (Sobre 2018), em Belo Horizonte, no dia 23 de novembro. A pesquisa foi vencedora na categoria Júri Popular.

A ação faz parte dos avanços em inovação que integra o Consórcio de Pesquisa de Biodiversidade Brasil-Noruega (BRC), que teve outras quatro pesquisas distintas apresentadas no evento. O trabalho reuniu três graduandos da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), liderados por Jéssy Senado, e contou com a coautoria da analista de Meio Ambiente da Hydro, Giuliana de Souza, sob a coordenação dos professores da Ufra, Gracialda Ferreira e Marcos André Piedade Gama.

Pesquisa inédita
De acordo com a Hydro, o estudo, inédito, surpreendeu na abordagem do tema, considerando que, de modo geral, os estudos relacionados à restauração ecológica geralmente estão voltados à vegetação prioritariamente. Nesse caso, os estudiosos identificaram a necessidade de aprofundar as análises do solo e não somente a vegetação.

“Identificamos pela lógica que, no primeiro momento, a importância de um solo restaurado e estruturado proporciona uma melhor restauração do ecossistema”, explica Giuliana. “Foi avaliado o solo das áreas recuperadas por meio das técnicas de plantio tradicional e regeneração natural, sendo essa técnica mais econômica, apresentando resultados tão eficientes como à de plantio tradicional.”

Para Jéssy Senado, autora do estudo, todos os trabalhos apresentados pela Hydro despertaram amplo interesse dos pesquisadores, estudantes, estudiosos e empresas presentes ao evento, reforçando a preocupação da empresa com a restauração ecológica, realizada na região da Mineração Paragominas desde 2009. “O nosso trabalho inovou demonstrando que as duas variáveis — solo e vegetação — são importantes para o monitoramento e restauração do solo e não somente a vegetação, principalmente para áreas em que se pratica a mineração”, enfatiza Jéssy, cuja conclusão da graduação em engenharia florestal pela Ufra se dará no próximo ano.

Os trabalhos foram votados por quinhentos inscritos na conferência, os quais participaram da escolha do vencedor diretamente no aplicativo da Sobre com votação online durante o evento.

Conservação, biodiversidade e economia sustentável em debate
Na quarta-feira (28/11), a Hydro participou da Conferência Ethos 20 anos, realizada no Centro de Convenções da Amazônia, em Belém. Patrocinadora do evento pela segunda vez, a companhia teve participantes nos seguintes painéis: conservação e biodiversidade em grandes projetos; diálogo, estratégias e trajetórias de desenvolvimento sustentável; e o papel das empresas na sociedade em prol de uma cultura de integridade e desafios da mineração na Amazônia.

“Acreditamos que a realização da Conferência Ethos em Belém é importante para estimular o debate sobre sustentabilidade e desenvolvimento social na região”, afirma a diretora de Comunicação de Bauxita e Alumina da Hydro, Alessandra Fonseca. A conferência, vale destacar, foi realizada também nas cidades do Rio de Janeiro, em junho, e em São Paulo, em setembro deste ano.

Veja também:

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Confira a programação de cursos e webinars da ABAL para os próximos meses

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) está com as inscrições abertas para cursos e capacitações online para os meses de maio, junho e julho. Os treinamentos são destinados aos profissionais interessados em aprimorar habilidades na indústria do metal. Confira a programação:  Webinar gratuito – Transmitido ao vivo via Zoom e com vagas limitadas  29 de maio – Laminados de alumínio

Coca-cola inova em mais uma campanha pela reciclagem de latas de alumínio

Com o objetivo de inspirar as pessoas a reciclar suas latas de refrigerante e assim contribuir com o meio ambiente, a Coca-Cola lançou uma campanha global chamada “Recycle Me”. Chama a atenção o uso do logotipo da marca em uma estética de lata de alumínio reciclada e amassada. A iniciativa, que já estreou na América

Rolar para cima
Rolar para cima