hydro_drones_materia

Hydro Paragominas inova com tecnologia de drones para reabilitação ambiental

Parceria com a startup Morfo visa a ampliar escala de reflorestamento na Amazônia brasileira, com investimento significativo e técnicas inovadoras

A Hydro Paragominas, localizada no Pará, é a primeira mineradora de bauxita do Brasil a adotar tecnologia de drones a fim de ampliar a escala de sua reabilitação ambiental na Amazônia brasileira.

Com o propósito de concretizar esse projeto, a empresa estabeleceu uma parceria com a startup franco-brasileira Morfo, cujo método a ser testado  possui potencial para se tornar uma das principais alternativas da companhia, que já emprega técnicas como nucleação, plantio convencional e regeneração natural.

A iniciativa, de investimento inicial previsto de US$ 542.971,80, passará por testes em diferentes cenários, abrangendo um total de 50 ha. Destes, 25 foram preparados com solo proveniente de pastagens locais e estão prontos para receber o enriquecimento vegetal utilizando a tecnologia da Morfo. Os outros 25 ha correspondem a áreas recentemente mineradas.

“Essa iniciativa vai contribuir e reforçar as metas de reabilitação da Hydro Paragominas. Estamos constantemente buscando soluções inovadoras no mercado para as iniciativas da mina, trabalhando a sustentabilidade das nossas operações por meio da tecnologia”, comenta Jonilton Paschoal, gerente de Meio Ambiente da Hydro Paragominas.

Até o momento, mais de 3 mil ha já foram reflorestados na região da Hydro Paragominas desde 2009. Somente em 2023, a empresa reabilitou cerca de 328 ha, sendo que, aproximadamente, 70% do reflorestamento foi realizado por meio de nucleação, 25% com plantio tradicional e 5% por regeneração natural. Também foi aplicada a técnica de hidrossemeadura em cerca de 5 há .

A nova metodologia

O novo método envolve o mapeamento detalhado do solo e seus recursos utilizando imagens de satélite e drone, seguido pela análise em laboratório a fim de determinar suas características. Com base nesse diagnóstico, são identificadas as espécies nativas mais adequadas para cada tipo de solo, sendo as sementes preparadas em cápsulas nutritivas para distribuição. A dispersão das sementes é feita por drones, proporcionando uma logística eficiente mesmo em áreas remotas, sem necessidade de intervenções ambientais adicionais.

Foto: Divulgação Hydro

Veja também:

Hydro impulsiona projeto Fauna Sustentável no Pará

Paragominas, no Estado do Pará, está na vanguarda de uma iniciativa inédita: o projeto Fauna Sustentável. Trata-se da primeira ação na região voltada para a convivência harmoniosa entre humanos e fauna. A ação é fruto do Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega (BRC). O BRC é um programa composto pela Hydro, Universidade de Oslo (Noruega),

Projeto da MRN incentiva geração de renda e preservação ambiental no Pará

O Projeto de Apoio a Sistemas Agroflorestais (SAFs), desenvolvido pela Mineração Rio do Norte (MRN), está colhendo resultados cada vez mais positivos, promovendo a geração de renda e a preservação ambiental na região de Oriximiná, no Pará. Desde 2005, essa iniciativa faz parte do Programa de Educação Socioambiental (PES) da MRN. Por meio de uma

Rolar para cima
Rolar para cima