foto_cba_monitoramento_editada

CBA inaugura operação do Centro de Monitoramento Geotécnico em Itamarati de Minas, na Zona da Mata Mineira

A partir de agora, empresa concentra a supervisão de suas barragens em um único local, permitindo uma gestão mais eficiente das estruturas em tempo real

No dia 20 de dezembro, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) iniciou, em Itamarati de Minas, cidade localizada na Zona da Mata de Minas Gerais, a operação do seu Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG).

Tendo como objetivo reforçar o compromisso com a gestão de segurança de barragens, o CMG da CBA dispõe de um ambiente físico projetado, estruturado e dedicado exclusivamente aos sistemas de barragens da empresa, com alta tecnologia e equipe técnica especializada.

O CMG recebe dados 24 horas por dia, ao longo dos 7 dias da semana, provenientes da leitura dos instrumentos e sistemas instalados nas estruturas das barragens. Os profissionais encarregados do monitoramento têm capacidade para analisar e processar esses dados, o que inclui avaliações realizadas por engenheiros e geotécnicos como parte de suas rotinas.

O acompanhamento, até então, tinha a gestão individualizada nas unidades que abrigam as barragens da CBA, nos municípios de Miraí e Itamarati de Minas. Com a implementação do CMG, a CBA concentra a supervisão de suas barragens em um único local, permitindo uma gestão sinérgica das estruturas em tempo real, ao mesmo tempo que mantém as equipes locais para avaliação e acompanhamento, reforçando ainda mais a segurança das operações.

“É importante destacar que, ao longo dos 32 anos de operação em Itamarati de Minas e 15 anos em Miraí, mantivemos a estabilidade e segurança das nossas barragens. Inclusive, ambas são referências de construção e monitoramento, passando por todas as evoluções das legislações. Agora mantemos a gestão de nossas barragens alinhada às melhores e mais rigorosas práticas internacionais, integradas aos avanços de legislação e de tecnologias”, comemora Christian Fonseca de Andrade, gerente das Unidades de Mineração da CBA na Zona da Mata mineira.

Foto: Divulgação CBA

Veja também:

Hydro impulsiona projeto Fauna Sustentável no Pará

Paragominas, no Estado do Pará, está na vanguarda de uma iniciativa inédita: o projeto Fauna Sustentável. Trata-se da primeira ação na região voltada para a convivência harmoniosa entre humanos e fauna. A ação é fruto do Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega (BRC). O BRC é um programa composto pela Hydro, Universidade de Oslo (Noruega),

Projeto da MRN incentiva geração de renda e preservação ambiental no Pará

O Projeto de Apoio a Sistemas Agroflorestais (SAFs), desenvolvido pela Mineração Rio do Norte (MRN), está colhendo resultados cada vez mais positivos, promovendo a geração de renda e a preservação ambiental na região de Oriximiná, no Pará. Desde 2005, essa iniciativa faz parte do Programa de Educação Socioambiental (PES) da MRN. Por meio de uma

Rolar para cima
Rolar para cima