foto_cba_monitoramento_editada

CBA inaugura operação do Centro de Monitoramento Geotécnico em Itamarati de Minas, na Zona da Mata Mineira

A partir de agora, empresa concentra a supervisão de suas barragens em um único local, permitindo uma gestão mais eficiente das estruturas em tempo real

No dia 20 de dezembro, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) iniciou, em Itamarati de Minas, cidade localizada na Zona da Mata de Minas Gerais, a operação do seu Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG).

Tendo como objetivo reforçar o compromisso com a gestão de segurança de barragens, o CMG da CBA dispõe de um ambiente físico projetado, estruturado e dedicado exclusivamente aos sistemas de barragens da empresa, com alta tecnologia e equipe técnica especializada.

O CMG recebe dados 24 horas por dia, ao longo dos 7 dias da semana, provenientes da leitura dos instrumentos e sistemas instalados nas estruturas das barragens. Os profissionais encarregados do monitoramento têm capacidade para analisar e processar esses dados, o que inclui avaliações realizadas por engenheiros e geotécnicos como parte de suas rotinas.

O acompanhamento, até então, tinha a gestão individualizada nas unidades que abrigam as barragens da CBA, nos municípios de Miraí e Itamarati de Minas. Com a implementação do CMG, a CBA concentra a supervisão de suas barragens em um único local, permitindo uma gestão sinérgica das estruturas em tempo real, ao mesmo tempo que mantém as equipes locais para avaliação e acompanhamento, reforçando ainda mais a segurança das operações.

“É importante destacar que, ao longo dos 32 anos de operação em Itamarati de Minas e 15 anos em Miraí, mantivemos a estabilidade e segurança das nossas barragens. Inclusive, ambas são referências de construção e monitoramento, passando por todas as evoluções das legislações. Agora mantemos a gestão de nossas barragens alinhada às melhores e mais rigorosas práticas internacionais, integradas aos avanços de legislação e de tecnologias”, comemora Christian Fonseca de Andrade, gerente das Unidades de Mineração da CBA na Zona da Mata mineira.

Foto: Divulgação CBA

Veja também:

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Rolar para cima
Rolar para cima