porto_materia

Porto do Itaqui reinicia transporte de alumínio após uma década de interrupção

A South32, uma das mineradoras transnacionais que compõem o consórcio Alumar, vai exportar o metal por meio dele em dezembro, marcando a retomada da produção 100% maranhense

No final de novembro, o Porto do Itaqui, em São Luís, recebeu os primeiros lotes de lingotes de alumínio da mineradora australiana South32. A operação marca a retomada das operações de carga pelo porto público do Maranhão após uma pausa de dez anos.

A South32 realizará sua primeira exportação de alumínio pelo Porto do Itaqui em dezembro de 2023, para Roterdã, Holanda, com um volume estimado de 10 mil a 15 mil t. A operação utilizará os berços de atracação preferenciais destinados a cargas gerais.

A retomada das exportações de lingotes de alumínio pelo porto é resultado dos investimentos do Consórcio de Alumínio do Maranhão S.A. (Alumar) no Estado. Com investimento de R$ 3 bilhões em três anos, o consórcio gerou cerca de 5.500 empregos.

Em parceria com o Porto do Itaqui, a South32 é uma das mineradoras transnacionais que compõem o consórcio Alumar, juntamente com Alcoa e Rio Tinto. Atualmente, 40% da capacidade total de alumínio produzido no Maranhão pertence à empresa australiana.

“Esse é um momento significativo para a South32, pois marca a nossa primeira exportação da Alumar desde que religamos a redução no ano passado. Estamos contribuindo com a economia do Maranhão e viabilizando que o alumínio de baixo carbono, produzido localmente e com energia 100% renovável, chegue ao mercado internacional”, comemora Christian Costa, presidente da South32 no Brasil.

A carga atual produzida pela Alumar já está sendo estocada. A última vez que ocorreu uma operação de exportação de lingotes de alumínio pelo Porto do Itaqui foi em 2013. No entanto, a relação entre o porto público e a Alumar remonta a anos anteriores. De 2001 a 2013, foram exportados 2,1 milhões de t dessa carga pelo porto.

Fonte: Portal Governo do Maranhão

Foto: Portal Governo do Maranhão

Veja também:

ABAL celebra 54 anos de liderança

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) completa 54 anos de história neste mês de maio, celebrando mais de meio século de contribuição fundamental para o mercado brasileiro. Desde sua fundação, a entidade tem sido a voz da indústria do alumínio, promovendo inovação, sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico. Fundada por importantes players da indústria, como Alcan (Novelis/

Empreendedora colombiana transforma alumínio reciclado em acessórios estilosos

Uma empresária colombiana radicada na cidade costeira de Brunswick Heads, em Nova Gales do Sul, Austrália, está deixando sua marca no mercado ao transformar sua paixão pela moda sustentável em um negócio próspero. Por meio da sua marca, DeLata, Andrea Sarmiento elabora bolsas e colares utilizando puxadores de alumínio reciclado. Em suas mãos, os resíduos

Rolar para cima
Rolar para cima