porto_materia

Porto do Itaqui reinicia transporte de alumínio após uma década de interrupção

A South32, uma das mineradoras transnacionais que compõem o consórcio Alumar, vai exportar o metal por meio dele em dezembro, marcando a retomada da produção 100% maranhense

No final de novembro, o Porto do Itaqui, em São Luís, recebeu os primeiros lotes de lingotes de alumínio da mineradora australiana South32. A operação marca a retomada das operações de carga pelo porto público do Maranhão após uma pausa de dez anos.

A South32 realizará sua primeira exportação de alumínio pelo Porto do Itaqui em dezembro de 2023, para Roterdã, Holanda, com um volume estimado de 10 mil a 15 mil t. A operação utilizará os berços de atracação preferenciais destinados a cargas gerais.

A retomada das exportações de lingotes de alumínio pelo porto é resultado dos investimentos do Consórcio de Alumínio do Maranhão S.A. (Alumar) no Estado. Com investimento de R$ 3 bilhões em três anos, o consórcio gerou cerca de 5.500 empregos.

Em parceria com o Porto do Itaqui, a South32 é uma das mineradoras transnacionais que compõem o consórcio Alumar, juntamente com Alcoa e Rio Tinto. Atualmente, 40% da capacidade total de alumínio produzido no Maranhão pertence à empresa australiana.

“Esse é um momento significativo para a South32, pois marca a nossa primeira exportação da Alumar desde que religamos a redução no ano passado. Estamos contribuindo com a economia do Maranhão e viabilizando que o alumínio de baixo carbono, produzido localmente e com energia 100% renovável, chegue ao mercado internacional”, comemora Christian Costa, presidente da South32 no Brasil.

A carga atual produzida pela Alumar já está sendo estocada. A última vez que ocorreu uma operação de exportação de lingotes de alumínio pelo Porto do Itaqui foi em 2013. No entanto, a relação entre o porto público e a Alumar remonta a anos anteriores. De 2001 a 2013, foram exportados 2,1 milhões de t dessa carga pelo porto.

Fonte: Portal Governo do Maranhão

Foto: Portal Governo do Maranhão

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima