Reusable aluminum water bottle mockup.

Squeeze de alumínio para água: opção de embalagem sustentável

Produto une funcionalidade, conveniência e praticidade para o consumo on-the-go (em movimento)

Recente no Brasil, a garrafa de alumínio para água – também conhecida pela palavra inglesa squeeze, que significa espremer – é uma tendência que veio para ficar, em função da sustentabilidade.

Assunta Napolitano Camilo, diretora do Instituto de Embalagens, conta que, em outros países, o produto é utilizado na categoria água como uma solução refilável, reutilizável e reciclável.

Segundo ela, nos Estados Unidos, por exemplo, a Flowater instalou estações de refil de água potável em academias, escolas, hotéis e lojas de varejo e oferece uma garrafa de alumínio para os consumidores.

Já no Brasil, há iniciativas, no entanto, o maior foco tem sido no formato de latas de alumínio fornecidas pelas marcas:

  • Minalba;
  • Ama, da Ambev;
  • Lindoya Verão Speciali;
  • Mamba Water;
  • Crystal, da Coca-Cola.

“A crescente demanda dos consumidores por sustentabilidade contribui para a aceitação desse formato de embalagem na categoria de água. Além disso, é uma maneira de se manter hidratado com funcionalidade, conveniência e praticidade para o consumo on-the-go”, declara Assunta.

Principais vantagens

O alumínio é infinitamente reciclável e não perda a qualidade. O processo de reaproveitamento economiza cerca de 95% de energia elétrica em relação à produção primária. A pureza do alumínio também garante uma água inodora e sem gosto residual.

Comunicação da marca

A garrafa de alumínio é a própria tela do produto, por isso dispensa a necessidade de rótulo e amplia a área de comunicação da marca.

Existem diversas técnicas como a impressão simultânea de 24 tipos de arte em mesmo lote, além de impressão de alta definição com qualidade fotográfica.

“É possível utilizar outros recursos para diferenciação nas gôndolas, como tampas coloridas. Há ainda tintas especiais que permitem que a embalagem brilhe no escuro, tinta termocrômica e vernizes especiais que conferem um apelo premium”, comenta a diretora.

Crédito da imagem de abertura: Shablon/stock.adobe.com

Veja também:

Parceria sustentável: Nespresso e WTNB na vanguarda da moda circular

A Nespresso Brasil fechou parceria com a WTNB, liderada pela designer nipo-brasileira Ana Clara Watanabe, figura proeminente da moda contemporânea, para reutilizar resíduos de café na fabricação de botões usados na nova coleção da artista. A coleção, confeccionada com materiais reciclados e reaproveitamento máximo de resíduos chama-se Tarsila do Amaral e é inspirada em obras

ABAL celebra 54 anos de liderança

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) completa 54 anos de história neste mês de maio, celebrando mais de meio século de contribuição fundamental para o mercado brasileiro. Desde sua fundação, a entidade tem sido a voz da indústria do alumínio, promovendo inovação, sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico. Fundada por importantes players da indústria, como Alcan (Novelis/

Empreendedora colombiana transforma alumínio reciclado em acessórios estilosos

Uma empresária colombiana radicada na cidade costeira de Brunswick Heads, em Nova Gales do Sul, Austrália, está deixando sua marca no mercado ao transformar sua paixão pela moda sustentável em um negócio próspero. Por meio da sua marca, DeLata, Andrea Sarmiento elabora bolsas e colares utilizando puxadores de alumínio reciclado. Em suas mãos, os resíduos

Rolar para cima
Rolar para cima