Reusable aluminum water bottle mockup.

Squeeze de alumínio para água: opção de embalagem sustentável

Produto une funcionalidade, conveniência e praticidade para o consumo on-the-go (em movimento)

Recente no Brasil, a garrafa de alumínio para água – também conhecida pela palavra inglesa squeeze, que significa espremer – é uma tendência que veio para ficar, em função da sustentabilidade.

Assunta Napolitano Camilo, diretora do Instituto de Embalagens, conta que, em outros países, o produto é utilizado na categoria água como uma solução refilável, reutilizável e reciclável.

Segundo ela, nos Estados Unidos, por exemplo, a Flowater instalou estações de refil de água potável em academias, escolas, hotéis e lojas de varejo e oferece uma garrafa de alumínio para os consumidores.

Já no Brasil, há iniciativas, no entanto, o maior foco tem sido no formato de latas de alumínio fornecidas pelas marcas:

  • Minalba;
  • Ama, da Ambev;
  • Lindoya Verão Speciali;
  • Mamba Water;
  • Crystal, da Coca-Cola.

“A crescente demanda dos consumidores por sustentabilidade contribui para a aceitação desse formato de embalagem na categoria de água. Além disso, é uma maneira de se manter hidratado com funcionalidade, conveniência e praticidade para o consumo on-the-go”, declara Assunta.

Principais vantagens

O alumínio é infinitamente reciclável e não perda a qualidade. O processo de reaproveitamento economiza cerca de 95% de energia elétrica em relação à produção primária. A pureza do alumínio também garante uma água inodora e sem gosto residual.

Comunicação da marca

A garrafa de alumínio é a própria tela do produto, por isso dispensa a necessidade de rótulo e amplia a área de comunicação da marca.

Existem diversas técnicas como a impressão simultânea de 24 tipos de arte em mesmo lote, além de impressão de alta definição com qualidade fotográfica.

“É possível utilizar outros recursos para diferenciação nas gôndolas, como tampas coloridas. Há ainda tintas especiais que permitem que a embalagem brilhe no escuro, tinta termocrômica e vernizes especiais que conferem um apelo premium”, comenta a diretora.

Crédito da imagem de abertura: Shablon/stock.adobe.com

Veja também:

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Confira a programação de cursos e webinars da ABAL para os próximos meses

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) está com as inscrições abertas para cursos e capacitações online para os meses de maio, junho e julho. Os treinamentos são destinados aos profissionais interessados em aprimorar habilidades na indústria do metal. Confira a programação:  Webinar gratuito – Transmitido ao vivo via Zoom e com vagas limitadas  29 de maio – Laminados de alumínio

Coca-cola inova em mais uma campanha pela reciclagem de latas de alumínio

Com o objetivo de inspirar as pessoas a reciclar suas latas de refrigerante e assim contribuir com o meio ambiente, a Coca-Cola lançou uma campanha global chamada “Recycle Me”. Chama a atenção o uso do logotipo da marca em uma estética de lata de alumínio reciclada e amassada. A iniciativa, que já estreou na América

Rolar para cima
Rolar para cima