CBA_UFV_Simposio_materia

Pesquisas conduzidas pela CBA e UFV são destaques em evento científico

Resultados foram detalhados no 7º Simpósio Mineiro de Ciência do Solo

O 7º Simpósio Mineiro de Ciência do Solo, realizado no final de abril, contou com a apresentação de sete projetos da parceria entre a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), relacionados à sustentabilidade ambiental na mineração de bauxita.

Entre eles, foi premiado o estudo sobre lixiviados de tecnossolo construído com subproduto da mineração de bauxita cultivado com milho, de autoria de Letícia Schunk Pereira. O trabalho integra o projeto Beneficiamento Móvel, inovação do setor para produção do minério beneficiado próximo às frentes de lavra, em instalações compactas e semimóveis.

“Além de gerar benefício para o meio ambiente e para a região, essas atividades de reabilitação ambiental e restauração florestal ainda permitem o desenvolvimento de pesquisas e ações inovadoras para toda a indústria e a comunidade científica”, explica Christian Fonseca de Andrade, gerente das Unidades da CBA na Zona da Mata Mineira.

Os estudos foram apresentados por alunos de graduação, pós-graduação e estagiários do Laboratório de Restauração Florestal (Larf) e do Laboratório de Isótopos Estáveis – Linha de Solos e Reabilitação, da UFV. As equipes são coordenadas, respectivamente, pelos professores Sebastião Martins Venâncio e Ivo Ribeiro da Silva.

Confira abaixo os demais títulos, frutos da parceria, detalhados no evento:

  • Efeitos dos adubos verdes na recuperação do solo em ambiente de mineração de bauxita, de Wesley da Silva Fonseca.
  • Bancos de sementes do solo no monitoramento da restauração florestal compensatória à mineração de bauxita, de Enzo Mauro Fioresi.
  • Fluxo de CO2 em tecnossolos construídos com rejeito de mineração de bauxita e adubação orgânica, de Luan Silva Rocha.
  • Efeito da adubação química e organomineral nos teores de macronutrientes em área minerada de bauxita, de Matheus Medina Floresta.
  • Turbidez de percolados de tecnossolo construído com subproduto de mineração de bauxita no cultivo de milho, de Letícia Schunk Pereira.
  • Matéria seca da braquiária cultivada em tecnossolo construído com subproduto da mineração de bauxita, de David Guilherme Ponath Butske.
  • Produção de milho em tecnossolo com subproduto de mineração de bauxita, de Pedro Henrique Mendes Pinto.

Foto: Divulgação CBA

Veja também:

Hydro impulsiona projeto Fauna Sustentável no Pará

Paragominas, no Estado do Pará, está na vanguarda de uma iniciativa inédita: o projeto Fauna Sustentável. Trata-se da primeira ação na região voltada para a convivência harmoniosa entre humanos e fauna. A ação é fruto do Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega (BRC). O BRC é um programa composto pela Hydro, Universidade de Oslo (Noruega),

Projeto da MRN incentiva geração de renda e preservação ambiental no Pará

O Projeto de Apoio a Sistemas Agroflorestais (SAFs), desenvolvido pela Mineração Rio do Norte (MRN), está colhendo resultados cada vez mais positivos, promovendo a geração de renda e a preservação ambiental na região de Oriximiná, no Pará. Desde 2005, essa iniciativa faz parte do Programa de Educação Socioambiental (PES) da MRN. Por meio de uma

Rolar para cima
Rolar para cima