CBA_UFV_Simposio_materia

Pesquisas conduzidas pela CBA e UFV são destaques em evento científico

Resultados foram detalhados no 7º Simpósio Mineiro de Ciência do Solo

O 7º Simpósio Mineiro de Ciência do Solo, realizado no final de abril, contou com a apresentação de sete projetos da parceria entre a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), relacionados à sustentabilidade ambiental na mineração de bauxita.

Entre eles, foi premiado o estudo sobre lixiviados de tecnossolo construído com subproduto da mineração de bauxita cultivado com milho, de autoria de Letícia Schunk Pereira. O trabalho integra o projeto Beneficiamento Móvel, inovação do setor para produção do minério beneficiado próximo às frentes de lavra, em instalações compactas e semimóveis.

“Além de gerar benefício para o meio ambiente e para a região, essas atividades de reabilitação ambiental e restauração florestal ainda permitem o desenvolvimento de pesquisas e ações inovadoras para toda a indústria e a comunidade científica”, explica Christian Fonseca de Andrade, gerente das Unidades da CBA na Zona da Mata Mineira.

Os estudos foram apresentados por alunos de graduação, pós-graduação e estagiários do Laboratório de Restauração Florestal (Larf) e do Laboratório de Isótopos Estáveis – Linha de Solos e Reabilitação, da UFV. As equipes são coordenadas, respectivamente, pelos professores Sebastião Martins Venâncio e Ivo Ribeiro da Silva.

Confira abaixo os demais títulos, frutos da parceria, detalhados no evento:

  • Efeitos dos adubos verdes na recuperação do solo em ambiente de mineração de bauxita, de Wesley da Silva Fonseca.
  • Bancos de sementes do solo no monitoramento da restauração florestal compensatória à mineração de bauxita, de Enzo Mauro Fioresi.
  • Fluxo de CO2 em tecnossolos construídos com rejeito de mineração de bauxita e adubação orgânica, de Luan Silva Rocha.
  • Efeito da adubação química e organomineral nos teores de macronutrientes em área minerada de bauxita, de Matheus Medina Floresta.
  • Turbidez de percolados de tecnossolo construído com subproduto de mineração de bauxita no cultivo de milho, de Letícia Schunk Pereira.
  • Matéria seca da braquiária cultivada em tecnossolo construído com subproduto da mineração de bauxita, de David Guilherme Ponath Butske.
  • Produção de milho em tecnossolo com subproduto de mineração de bauxita, de Pedro Henrique Mendes Pinto.

Foto: Divulgação CBA

Veja também:

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Rolar para cima
Rolar para cima