seminario-1024x500

CBA promove Seminário Orientativo de Barragem na Zona da Mata Mineira

Objetivo foi é esclarecer dúvidas sobre prevenção e plano de ação de emergência

Nos dias 4 e 11 de maio, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) realizou o Seminário Orientativo de Barragem, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e as defesas Civis Municipais e Estadual, em suas unidades de Miraí e Itamarati de Minas (MG).

Os encontros reuniram moradores das Zonas de Autossalvamento (ZAS) dos municípios de Miraí, Itamarati de Minas, São Sebastião da Vargem Alegre, Rosário da Limeira, Cataguases, Leopoldina e Muriaé.

As ações visam a orientar sobre como agir de forma preventiva e ampliar o conhecimento sobre o Plano de Ação de Emergência de Barragem de Mineração (PAEBM).

Em complemento ao seminário, em agosto haverá o Simulado de Emergência de Barragem. Ambos os exercícios estão alinhados às práticas de segurança e gestão em cumprimento às legislações vigentes.

Christian Fonseca de Andrade, gerente da CBA na Zona da Mata Mineira, explica que a cultura de segurança de barragem é um valor para a empresa e está estruturada em quatro pilares: conservação, disciplina, transparência e relacionamento.

“Esses pilares foram facilmente percebidos durante a realização dos seminários orientativos. Momentos assim fortalecem ainda mais o nosso relacionamento positivo com a população da ZAS e o comprometimento com as entidades de segurança pública locais e com a cultura da prevenção em nossas operações”, destaca.

Sobre as estruturas:

  • A barragem de Miraí opera desde 2008 e atende os mais altos critérios de segurança. O rejeito contido nela é composto de água, argila, areia e bauxita. A água é reutilizada no processo de beneficiamento. A companhia conta também com uma Estação de Tratamento de Água – ETA, que realiza o tratamento da água que retorna para o rio Preto e atende os parâmetros legais de lançamento e com qualidade superior ao rio;
  • A barragem de Itamarati de Minas iniciou a operação em 1992 e mantém continuamente todos os controles e manutenção das suas estruturas e sistemas.  Atualmente, a CBA tem foco no desenvolvimento tecnológico para o reaproveitamento dos minerais armazenados, compostos por água, argila, areia e bauxita. 

Foto: Divulgação CBA

Veja também:

Hydro impulsiona projeto Fauna Sustentável no Pará

Paragominas, no Estado do Pará, está na vanguarda de uma iniciativa inédita: o projeto Fauna Sustentável. Trata-se da primeira ação na região voltada para a convivência harmoniosa entre humanos e fauna. A ação é fruto do Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega (BRC). O BRC é um programa composto pela Hydro, Universidade de Oslo (Noruega),

Projeto da MRN incentiva geração de renda e preservação ambiental no Pará

O Projeto de Apoio a Sistemas Agroflorestais (SAFs), desenvolvido pela Mineração Rio do Norte (MRN), está colhendo resultados cada vez mais positivos, promovendo a geração de renda e a preservação ambiental na região de Oriximiná, no Pará. Desde 2005, essa iniciativa faz parte do Programa de Educação Socioambiental (PES) da MRN. Por meio de uma

Rolar para cima
Rolar para cima