seminario-1024x500

CBA promove Seminário Orientativo de Barragem na Zona da Mata Mineira

Objetivo foi é esclarecer dúvidas sobre prevenção e plano de ação de emergência

Nos dias 4 e 11 de maio, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) realizou o Seminário Orientativo de Barragem, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e as defesas Civis Municipais e Estadual, em suas unidades de Miraí e Itamarati de Minas (MG).

Os encontros reuniram moradores das Zonas de Autossalvamento (ZAS) dos municípios de Miraí, Itamarati de Minas, São Sebastião da Vargem Alegre, Rosário da Limeira, Cataguases, Leopoldina e Muriaé.

As ações visam a orientar sobre como agir de forma preventiva e ampliar o conhecimento sobre o Plano de Ação de Emergência de Barragem de Mineração (PAEBM).

Em complemento ao seminário, em agosto haverá o Simulado de Emergência de Barragem. Ambos os exercícios estão alinhados às práticas de segurança e gestão em cumprimento às legislações vigentes.

Christian Fonseca de Andrade, gerente da CBA na Zona da Mata Mineira, explica que a cultura de segurança de barragem é um valor para a empresa e está estruturada em quatro pilares: conservação, disciplina, transparência e relacionamento.

“Esses pilares foram facilmente percebidos durante a realização dos seminários orientativos. Momentos assim fortalecem ainda mais o nosso relacionamento positivo com a população da ZAS e o comprometimento com as entidades de segurança pública locais e com a cultura da prevenção em nossas operações”, destaca.

Sobre as estruturas:

  • A barragem de Miraí opera desde 2008 e atende os mais altos critérios de segurança. O rejeito contido nela é composto de água, argila, areia e bauxita. A água é reutilizada no processo de beneficiamento. A companhia conta também com uma Estação de Tratamento de Água – ETA, que realiza o tratamento da água que retorna para o rio Preto e atende os parâmetros legais de lançamento e com qualidade superior ao rio;
  • A barragem de Itamarati de Minas iniciou a operação em 1992 e mantém continuamente todos os controles e manutenção das suas estruturas e sistemas.  Atualmente, a CBA tem foco no desenvolvimento tecnológico para o reaproveitamento dos minerais armazenados, compostos por água, argila, areia e bauxita. 

Foto: Divulgação CBA

Veja também:

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Rolar para cima
Rolar para cima