abralatas-1024-500

Setor de latas de alumínio passa por período de ajustes em 2022

Indústrias seguem com investimentos na ordem de US$ 1 bilhão

O setor de latas de alumínio para bebidas viveu um ano de ajustes e desafios ocasionados pela pandemia da Covid-19, de acordo com balanço de 2022 divulgado pela Associação Brasileira de Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas).

Segundo a entidade representativa, esse mercado fechou com redução de 4,7% nas vendas no ano passado em relação a 2021. Porém, a queda foi observada apenas no primeiro trimestre, com crescimento nos demais.

Entre os motivos que colaboraram para o resultado, segundo a Abralatas, estão a questão climática, em um ano em que as temperaturas foram menores do que nos anos anteriores; a reabertura de bares e restaurantes, com consumo maior de bebida em vidro; os eventos mundiais, como a Copa do Mundo e a precoce eliminação do Brasil; e a repressão no consumo, ocasionada principalmente pela inflação.

Readequação

No ano passado, as indústrias promoveram uma readequação dos parques fabris e houve um trabalho intenso de redução de custos em toda a cadeia produtiva. Isso ocorreu devido ao aumento do preço da principal matéria-prima da lata, o alumínio, durante a pandemia.

No entanto, o setor continuou com as expansões de novas linhas de produção, entre outros investimentos que somam cerca de US$ 1 bilhão, com conclusão até 2024. O objetivo é ter plena capacidade para atender a provável demanda nos próximos anos.

Apesar de a cerveja seguir como produto essencial para esse mercado, a Abralatas vê de forma positiva o crescimento do consumo de diversos outros tipos de bebidas em lata, como energéticos, refrigerantes, drinks, vinhos, uísque, café e água.

Foto: Divulgação Abralatas

Veja também:

Parceria sustentável: Nespresso e WTNB na vanguarda da moda circular

A Nespresso Brasil fechou parceria com a WTNB, liderada pela designer nipo-brasileira Ana Clara Watanabe, figura proeminente da moda contemporânea, para reutilizar resíduos de café na fabricação de botões usados na nova coleção da artista. A coleção, confeccionada com materiais reciclados e reaproveitamento máximo de resíduos chama-se Tarsila do Amaral e é inspirada em obras

ABAL celebra 54 anos de liderança

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) completa 54 anos de história neste mês de maio, celebrando mais de meio século de contribuição fundamental para o mercado brasileiro. Desde sua fundação, a entidade tem sido a voz da indústria do alumínio, promovendo inovação, sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico. Fundada por importantes players da indústria, como Alcan (Novelis/

Rolar para cima
Rolar para cima