abralatas-1024-500

Setor de latas de alumínio passa por período de ajustes em 2022

Indústrias seguem com investimentos na ordem de US$ 1 bilhão

O setor de latas de alumínio para bebidas viveu um ano de ajustes e desafios ocasionados pela pandemia da Covid-19, de acordo com balanço de 2022 divulgado pela Associação Brasileira de Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas).

Segundo a entidade representativa, esse mercado fechou com redução de 4,7% nas vendas no ano passado em relação a 2021. Porém, a queda foi observada apenas no primeiro trimestre, com crescimento nos demais.

Entre os motivos que colaboraram para o resultado, segundo a Abralatas, estão a questão climática, em um ano em que as temperaturas foram menores do que nos anos anteriores; a reabertura de bares e restaurantes, com consumo maior de bebida em vidro; os eventos mundiais, como a Copa do Mundo e a precoce eliminação do Brasil; e a repressão no consumo, ocasionada principalmente pela inflação.

Readequação

No ano passado, as indústrias promoveram uma readequação dos parques fabris e houve um trabalho intenso de redução de custos em toda a cadeia produtiva. Isso ocorreu devido ao aumento do preço da principal matéria-prima da lata, o alumínio, durante a pandemia.

No entanto, o setor continuou com as expansões de novas linhas de produção, entre outros investimentos que somam cerca de US$ 1 bilhão, com conclusão até 2024. O objetivo é ter plena capacidade para atender a provável demanda nos próximos anos.

Apesar de a cerveja seguir como produto essencial para esse mercado, a Abralatas vê de forma positiva o crescimento do consumo de diversos outros tipos de bebidas em lata, como energéticos, refrigerantes, drinks, vinhos, uísque, café e água.

Foto: Divulgação Abralatas

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Confira a programação de cursos e webinars da ABAL para os próximos meses

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) está com as inscrições abertas para cursos e capacitações online para os meses de maio, junho e julho. Os treinamentos são destinados aos profissionais interessados em aprimorar habilidades na indústria do metal. Confira a programação:  Webinar gratuito – Transmitido ao vivo via Zoom e com vagas limitadas  29 de maio – Laminados de alumínio

Rolar para cima
Rolar para cima