ABAL_nova_sede_materia

Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) inaugura nova sede em São Paulo (SP)

Escritório localizado na Vila Olímpia está integrado ao Centro Cultural do Alumínio (CCAL)

No dia 9 de março, a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) reuniu associados e parceiros da cadeia produtiva para inaugurar oficialmente a nova sede instalada no bairro paulistano da Vila Olímpia.

O escritório está integrado ao Centro Cultural do Alumínio (CCAL), assim como no endereço anterior. Com isso, a entidade busca se aproximar dos associados e da sociedade civil, por meio da cultura e disseminação do conhecimento sobre os usos do metal no dia a dia das pessoas.

“Estamos aqui não apenas para celebrar a inauguração deste espaço, mas também de uma nova proposta de valor. Celebramos uma espécie de rito de passagem, que marca o início de um novo ciclo, com oportunidades e desafios”, declarou Janaina Donas, presidente-executiva da ABAL.

Há cerca de um ano, a entidade também iniciou o processo de revisão do planejamento estratégico, o que incluiu a mudança da sede da Vila Mariana para o novo endereço.

“O objetivo foi entender os fatores de competitividade nos quais é preciso calibrar esforços e seguir cumprindo com os objetivos. Esse movimento se refletiu tanto na modernização das instalações físicas, como na melhoria dos processos, na qualidade das informações, na ampliação do diálogo e na busca de novas formas de nos conectar e comunicar. Essa é a nova casa do alumínio brasileiro”, ressaltou a presidente-executiva.

Ricardo Carvalho, presidente do Conselho Diretor da ABAL, também reforçou que o espaço celebra um novo momento para a indústria brasileira do alumínio.

 

“Esse movimento é consistente, cíclico e de renovação. Nossa indústria vive um momento interessante, de otimismo cauteloso. A despeito dos inúmeros e desafios enfrentados nos últimos anos, o setor tem mostrado resiliência na busca de soluções que nos permitam continuar operando mesmo em momentos difíceis. Seguimos comprometidos com o fortalecimento da nossa competitividade, investindo em melhoria de processos, em aumento da capacidade produtiva e em inovação e sustentabilidade”, disse.

CCAL

O novo espaço do CCAL leva os visitantes a uma experiência imersiva na cadeia produtiva. Logo na entrada, há uma cortina metálica que conduz a um túnel com vídeos e representação dos elos da cadeia produtiva: mineração, refino da alumina, produção de alumínio primário, aplicações e reciclagem.

Ao sair do túnel, o visitante se depara com a exposição temporária da artista carioca Lys Parayso, denominada Vórtex, com sete móbiles de alumínio cortantes, entre outras obras que vieram da Casa Triângulo.

“Para interagir mais com o público, montamos um painel com objetos metálicos antigos, além de uma exposição de objetos contemporâneos de alumínio”, conta Silvia Toledo, gerente do CCAL.

Outra novidade é a tecnologia de realidade virtual. Por meio de óculos 3D, o visitante pode conhecer um pouco mais sobre o processo de mineração de bauxita, refino de alumina, fabricação de chapas de alumínio e produção de latas e sua reciclagem.

Novo endereço ABAL e CCAL

Avenida Dr. Cardoso de Melo, 1.308, 4º andar
Vila Olímpia – São Paulo (SP)

Fotos: Denis Davi

Veja também:

Parceria sustentável: Nespresso e WTNB na vanguarda da moda circular

A Nespresso Brasil fechou parceria com a WTNB, liderada pela designer nipo-brasileira Ana Clara Watanabe, figura proeminente da moda contemporânea, para reutilizar resíduos de café na fabricação de botões usados na nova coleção da artista. A coleção, confeccionada com materiais reciclados e reaproveitamento máximo de resíduos chama-se Tarsila do Amaral e é inspirada em obras

ABAL celebra 54 anos de liderança

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) completa 54 anos de história neste mês de maio, celebrando mais de meio século de contribuição fundamental para o mercado brasileiro. Desde sua fundação, a entidade tem sido a voz da indústria do alumínio, promovendo inovação, sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico. Fundada por importantes players da indústria, como Alcan (Novelis/

Rolar para cima
Rolar para cima