ABAL_nova_sede_materia

Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) inaugura nova sede em São Paulo (SP)

Escritório localizado na Vila Olímpia está integrado ao Centro Cultural do Alumínio (CCAL)

No dia 9 de março, a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) reuniu associados e parceiros da cadeia produtiva para inaugurar oficialmente a nova sede instalada no bairro paulistano da Vila Olímpia.

O escritório está integrado ao Centro Cultural do Alumínio (CCAL), assim como no endereço anterior. Com isso, a entidade busca se aproximar dos associados e da sociedade civil, por meio da cultura e disseminação do conhecimento sobre os usos do metal no dia a dia das pessoas.

“Estamos aqui não apenas para celebrar a inauguração deste espaço, mas também de uma nova proposta de valor. Celebramos uma espécie de rito de passagem, que marca o início de um novo ciclo, com oportunidades e desafios”, declarou Janaina Donas, presidente-executiva da ABAL.

Há cerca de um ano, a entidade também iniciou o processo de revisão do planejamento estratégico, o que incluiu a mudança da sede da Vila Mariana para o novo endereço.

“O objetivo foi entender os fatores de competitividade nos quais é preciso calibrar esforços e seguir cumprindo com os objetivos. Esse movimento se refletiu tanto na modernização das instalações físicas, como na melhoria dos processos, na qualidade das informações, na ampliação do diálogo e na busca de novas formas de nos conectar e comunicar. Essa é a nova casa do alumínio brasileiro”, ressaltou a presidente-executiva.

Ricardo Carvalho, presidente do Conselho Diretor da ABAL, também reforçou que o espaço celebra um novo momento para a indústria brasileira do alumínio.

 

“Esse movimento é consistente, cíclico e de renovação. Nossa indústria vive um momento interessante, de otimismo cauteloso. A despeito dos inúmeros e desafios enfrentados nos últimos anos, o setor tem mostrado resiliência na busca de soluções que nos permitam continuar operando mesmo em momentos difíceis. Seguimos comprometidos com o fortalecimento da nossa competitividade, investindo em melhoria de processos, em aumento da capacidade produtiva e em inovação e sustentabilidade”, disse.

CCAL

O novo espaço do CCAL leva os visitantes a uma experiência imersiva na cadeia produtiva. Logo na entrada, há uma cortina metálica que conduz a um túnel com vídeos e representação dos elos da cadeia produtiva: mineração, refino da alumina, produção de alumínio primário, aplicações e reciclagem.

Ao sair do túnel, o visitante se depara com a exposição temporária da artista carioca Lys Parayso, denominada Vórtex, com sete móbiles de alumínio cortantes, entre outras obras que vieram da Casa Triângulo.

“Para interagir mais com o público, montamos um painel com objetos metálicos antigos, além de uma exposição de objetos contemporâneos de alumínio”, conta Silvia Toledo, gerente do CCAL.

Outra novidade é a tecnologia de realidade virtual. Por meio de óculos 3D, o visitante pode conhecer um pouco mais sobre o processo de mineração de bauxita, refino de alumina, fabricação de chapas de alumínio e produção de latas e sua reciclagem.

Novo endereço ABAL e CCAL

Avenida Dr. Cardoso de Melo, 1.308, 4º andar
Vila Olímpia – São Paulo (SP)

Fotos: Denis Davi

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima